Se você gosta de preparar cháse conhece algumas ervas medicinais, já deve ter feito confusão com os nomes e benefícios das plantas usadas nesse tipo de bebida. Algumas melhoram a imunidade, outras tem efeito detox, e há até plantas de efeito calmante. Erva-cidreira e capim-cidreira são um bom exemplo nesse caso. Apesar dos nomes parecidos, são itens diferentes que também podem ser usados em situações distintas. Quer saber quais? Então é só conferir as dicas a seguir! Vamos explicar os benefícios de cada planta e até qual o melhor horário para preparar e ingerir o chá extraído delas.
Erva-cidreira e capim-cidreira não são a mesma coisa. Confira as diferenças!
Capim-cidreira e erva-cidreira são plantas mediciais diferentes com diversos benefícios. Veja quais são!
Qual a diferença de capim-cidreira e erva-cidreira?
Apesar do sabor e aroma parecidos, as duas plantas são bem diferentes. A erva-cidreira, também conhecida como melissa, é uma planta similar à hortelã. Com folhas delicadas, costuma alcançar entre 30 e 60 cm de altura.
Já o capim-cidreira, também conhecido como capim-limão ou capim-santo, tem folhas longas e finas que cresce em um formato de tufo ou moita. O nome já entrega o sabor da folha que é bem cítrico e lembra o limão.
Os dois ingredientes podem ser facilmente encontrados em lojas de artigos naturais e são comumente usados em chás, sucos e até como temperos, mas tem benefícios e indicações diferentes. Veja a seguir!
Para que serve a erva-cidreira e o capim-cidreira?
A erva-cidreira é conhecida principalmente pelas propriedades calmantes e relaxantes, mas a planta também tem função analgésica e anti-inflamatória. É uma boa pedida para melhorar a qualidade do sono, aliviar sintomas da TPM e auxiliar com os desconfortos causados por má digestão, náuseas e intestino irritado.
Já o capim-cidreira ou capim-santo é indicado principalmente para melhorar a digestão e aliviar sintomas de gastrite e refluxo, mas a planta também tem ação calmante, alivia dores e pode até aliviar sintomas de gripes e resfriados, como a congestão nasal.
Qual o melhor horário para tomar o chá de erva-cidreira?
O consumo de erva-cidreira e de capim-limão é mais indicado à noite, antes de dormir, justamente por conta das propriedades calmantes das bebidas e da possibilidade de melhorar a qualidade do sono e aliviar sintomas de estresse e ansiedade.
Como fazer chá de erva-cidreira e capim-cidreira?
Para fazer chás de erva-cidreira e capim-cidreira com as folhas frescas, basta despejar água fervente em cima das folhas secas dentro de uma xícara e caneca. Tampar o recipiente em seguida e deixar em infusão por 5 ou 10 minutos. Por fim, é só coar e beber ainda quente. Bastam 3 ou 4 folhas das plantas frescas, ou uma colher de sopa da versão desidratada para preparar 200 a 240 ml da bebida.
Veja mais
Chá para imunidade: veja 5 opções e atenção ao alerta da nutri sobre quantidade da erva
Tudo sobre kombucha: o que é, para que serve, como fazer em casa e quais os benefícios para a saúde