• Entrar
  • Cadastrar
O suco de laranja que você bebe é realmente de laranja? Veja o que as empresas estão fazendo para driblar a queda na produção da fruta

Queda na produção de laranja tem feito a indústria de sucos naturais produzir versões com sabores mistos. 

O suco de laranja que você bebe é realmente de laranja? Veja o que as empresas estão fazendo para driblar a queda na produção da fruta

Queda na produção de laranjas faz indústria de sucos a lançar sabores misturados. (créditos: Shutterstock)

O suco de laranja é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. Além da versão natural feita com a própria fruta, também existe a opção industrializada, que inclusive, é o sabor mais vendido no país. No entanto, nos últimos meses, a queda global da produção de laranja afetou drasticamente a produção dos sucos, o que obrigou algumas empresas a traçarem estratégias novas para não ficarem no prejuízo.

A solução, nesse caso, foi criar os sucos de laranja mistos, ou seja, uma bebida feita com a combinação de duas ou mais frutas. A prática não é uma novidade, mas aos poucos, vem ganhando ainda mais espaço na gôndola dos supermercados. Tangerina com laranja é um dos sabores mistos mais populares, mas também é possível encontrar outras opções feitas com abacaxi, gengibre, acerola e até cenoura. Mas será que essas misturas são saudáveis? O TudoGostoso tem a resposta!

Veja a seguir por que a produção de laranjas está em crise no país e os cuidados necessários na hora de comprar os sucos mistos.

O que levou à queda na produção de laranjas no mundo?

O Brasil é o maior produtor de laranjas do mundo. No entanto, a produção da fruta no país tem sido afetada por dois fatores: condições climáticas desfavoráveis e a contaminação das lavouras por greening, uma doença que ataca as plantações de cítricos e deixa as frutas mais amargas e murchas. A combinação desses dois problemas afetou a safra de laranja em cerca de 80% da produção nacional, uma quantidade equivalente a 12,5 milhões de frutas, segundo o Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura).

Por esse motivo, os estoques de suco de laranja no Brasil em 2024 registraram uma queda de 40,7% em relação à safra anterior, o mais baixo patamar já registrado na história. Aliás, o país também é o principal fornecedor de suco da fruta no mundo, com cerca de 75% do comércio internacional. Como o produtor sempre prioriza o mercado externo por ser mais lucrativo, a maioria dos sucos de laranja puros produzidos no país acabam sendo exportados. Para sustentar a demanda interna e reduzir os prejuízos que já são altos, as empresas começaram a misturar laranja com outros sabores para produzir sucos mistos.

Por que misturar laranja com outros sabores?

Além de render mais, a mistura de frutas dá um jeito de mascarar o amargor das laranjas. Por incrível que pareça, as laranjas infectadas pelo greening não oferecem nenhum risco à saúde humana, ou seja, elas podem ser consumidas sem nenhum problema. Porém, elas tendem a ser mais amargas e deformadas, o que pode ser desagradável ao paladar e ao visual. Para melhorar o gosto do suco, os produtores misturam a laranja ácida com uma fruta mais doce, equilibrando os sabores.

A mistura das frutas também ajuda a baratear a bebida. A pouca oferta de sucos de laranja fez com que o preço do produto aumentasse bastante. Para deixar o suco mais acessível, os produtores reduzem a quantidade de laranja na produção e compensam com outro ingrediente.

É seguro tomar suco de laranja misto?

Se você comprar um suco de laranja produzido por uma marca conhecida e com boa reputação, as chances da bebida fazer mal à sua saúde são bem pequenas. A mistura de sabores em si não é perigosa, inclusive você pode preparar algumas delas em casa, como o suco de laranja com limão e o suco de laranja com mamão. Os perigos das bebidas industrializados estão na grande quantidade de açúcar, conservantes e corantes artificiais que elas levam na fabricação.

Sendo assim, na hora de escolher um suco de qualquer tipo ou sabor, não deixe de conferir o rótulo e escolha opções com menos aditivos e conservantes. Repare bem na ordem dos ingredientes. Se ao açúcar aparece primeiro do que as frutas, significa que o produto tem mais açúcar do que qualquer outra coisa. Outro cuidado importante é sempre verificar a data de validade e se a embalagem está em perfeito estado.

Veja também:

Café com suco de laranja é a bebida do momento no Tiktok: entenda tudo sobre a combinação de sabores e como fazer em casa!
Esse é o melhor suco de milho cremoso que você vai beber na sua vida. Pega a receita e descubra benefícios!

Temas relacionados