• Entrar
  • Cadastrar
Chef explica o que realmente é o suco vermelho do seu bife - e não é o que você pensa que é

Nem tudo é o que parece e um exemplo disso é o líquido que sai das carnes vermelhas malpassadas! Descubra do que se trata!

O suco que sai da carne pode te surpreender! (Créditos: Shutterstock)

É isso mesmo que você leu: o suco vermelho do bife não é o que você pensa que é! Muitos podem achar que esse líquido trata-se do sangue que sai da carne, mas não é isso! Um chef profissional explicou o que realmente é o suco vermelho do bife e como aproveitá-lo ao máximo na sua cozinha para que a carne fique suculenta. Venha conferir e surpreenda-se! Veja agora no TudoGostoso!


O que é o suco vermelho do bife?

O líquido vermelho que sai da carne trata-se da mioglobina! Ela é uma proteína encontrada na carne vermelha e que ajuda a transportar oxigênio para as células. É comum confundi-la com o sangue porque ela é muito semelhante com a proteína da hemoglobina, mas a mioglobina é o que dá a cor vermelha aos músculos e é uma parte crucial do processo de respiração celular nos tecidos musculares. A carne fica vermelha devido à reação do ferro com o oxigênio, criando algo que lembra o sangue, mas que na verdade não é.


O que a mioglobina faz?

Segundo o chef, quando a carne está crua, a mioglobina presente nos tecidos musculares dá à carne uma cor vermelha ou rosada. Durante o cozimento, a mioglobina sofre mudanças devido ao aumento da temperatura, o que altera sua cor. A sua presença é importante na retenção de umidade e sabor, bem como na textura da carne. A mioglobina é a responsável pela cor e suculência aos cortes de carne, tornando-os mais deliciosos ao proteger do ressecamento.


Dica para o bife ficar macio.

Quer uma carne bem macia? Para isso, é importante fritar o bife rapidamente em fogo alto para selar os sucos e manter a umidade dentro da carne. Evite cozinhar por muito tempo, pois isso pode deixar a carne dura. Mas o verdadeiro truque de chef é deixar o bife descansar por cinco a sete minutos após o cozimento. Isto permite que os sucos sejam redistribuídos por todo o bife, realçando a sua maciez e sabor. Experimente fazer isso e prove uma carne que desmancha na boca!


Veja mais

Nem carne de boi, nem fígado: esse alimento surpreende com muito mais zinco. Descubra os benefícios deste mineral fundamental para a saúde!
O que acontece com o seu corpo se trocar o feijão por lentilha? Descubra benefícios!
Esqueceu de descongelar a carne? TRUQUE PRECIOSO resolve o problema EM MENOS DE 15 MINUTOS

Temas relacionados