• Entrar
  • Cadastrar
Com quantos anos você descobriu que esse é o jeito certo de fritar bife na frigideira?

Será que você fritou bife errado a vida toda? Calma que essas dicas são certeiras para uma carne no ponto ideal!

Veja o passo a passo simples de como fritar um bife perfeito! (Crédito: Shutterstock)

Independente do corte escolhido, um bom bife é o acompanhamento clássico de qualquer almoço ou jantar. Ele vai bem com arroz e feijão, massas, salada, com pão (num delicioso sanduíche) e até sozinho.

Porém, acertar o ponto da carne, sem deixá-la seca demais ou com cara de cozida, nem sempre é fácil. Por isso, separamos algumas dicas para fritar o bife na frigideira de forma certa - e deixar o acompanhamento tenro e saboroso. Confira!

Como fritar bife na frigideira?

Com quantos anos você aprendeu o jeito certo de fazer um bife na frigideira? Eu tenho 37 e essas dicas me surpreenderam! O perfil do TikTok @suacasacomsabor ensinou esse passo a passo que eu testei em casa e aprovei. Vamos ver cada passo!

Primeiro passo: independente da carne escolhida, você pode fazer um bom bife. Mas lembre-se que, se o corte escolhido é mais duro, o ideal é pedir para o açougueiro cortar em bifes mais finos.

Segundo passo: a carne tem que estar em temperatura ambiente. Ou seja, antes de fazer seu bife, caso ele esteja congelado, o ideal é deixá-lo descongelar na geladeira. Só retire um pouco antes de prepará-lo, para estar na temperatura certa.

Terceiro passo: a frigideira tem que estar bem quente, não adianta colocar o bife assim que acender o fogo, ok? Isso é importante porque senão o bife vai cozinhar (e não fritar).

Quarto passo: a melhor gordura para fritar é a animal (banha ou manteiga, por exemplo), já que o azeite queima com mais facilidade. Se quiser usar azeite, misture-o com a manteiga.

Quinto passo: coloque o bife na frigideira bem quente e deixe fritar por um minuto e depois vire por mais um minuto. Esse tempo é o ideal para a carne não ficar muito seca, mas se o bife for mais grosso, você pode precisar de mais tempo.

Sexto passo: coloque o sal. Isso mesmo, pode colocar o sal por último, na hora de comer, para que a carne absorva bem o tempero.

Viu como é fácil?!

Por que o passo a passo é tão importante?

Você já ouviu falar da reação de maillard? Essa reação química é superimportante para um bife tenro e saboroso. A reação de Maillard acontece quando os aminoácidos e açúcares presentes na superfície do alimento derretem e formam aquela casquinha crocante, característica de alimentos grelhados.

Por isso seguir esses passos é tão importante, incluindo deixar a frigideira bem quente antes de fritar. Fazendo isso, você vai conseguir obter essa reação química e o seu bife, além de mais bonito, vai ficar crocante e saboroso. Demais, né?!

Qual a carne mais rica em proteína: frango, bovina ou suína?
Faça um bife suculento com esses truques práticos e fáceis que servem para qualquer corte de carne!


Temas relacionados