Muitos passos que usamos para cozinhar em casa possuem nomes rebuscados na culinária que nem sempre nós sabemos qual é, mas que sabemos costumamos executá-los sem muita consciência. Durante um momento na cozinha do BBB24, a sister Alane estava junto do brother Matteus enquanto ele preparava a rabada, quando surgiu a dúvida: o que é selar? E o TudoGostoso chegou para acabar com todas as dúvidas e ensinar como selar alimentos igual um profissional. Confira!
O que é selar alimentos?
A selagem é uma técnica culinária usada não só nas cozinhas profissionais, como também no preparo da comida caseira. Ela consiste em dourar todos os lados do alimento em uma temperatura bem alta. Durante esse processo, ocorre a reação de Maillard, que é indispensável para a comida ser selada do jeito certo para ficar gostosa, suculenta e aromática.
A reação de Maillard acontece quando os aminoácidos e açúcares presentes na superfície do alimento derretem e formam aquela casquinha crocante, característica de alimentos grelhados.
Como selar alimento igual um chef: dicas práticas para a sua comida ficar maravilhosa
Selar os alimentos é muito mais fácil do que você imagina, e tudo que você precisa fazer é ficar atento a alguns passos para dar certo. Mas não precisa se preocupar porque o TudoGostoso separou todas as dicas para você selar alimentos perfeitamente.
- Escolha uma frigideira sem antiaderente: a gente sabe que as frigideiras antiaderentes são as queridinhas de todo mundo por serem muito fáceis de usar e de limpar, mas se você quer que a sua comida forme aquela bela crosta dourada, é melhor usar uma em que o alimento grude no início do cozimento. Não se preocupe porque ele vai desgrudar depois!
- Use uma gordura que aguente altas temperaturas: como o aconselhado é usar uma frigideira sem antiaderente, você precisará usar alguma gordura para grelhar o alimento, mesmo que seja bem pouca, para não fazer muita fumaça na sua casa. Escolha uma que aguente altas temperaturas, como manteiga clarificada, óleo de soja ou uma mistura de azeite com manteiga. Essa gordura também será usada para regar o alimento, principalmente as carnes, para garantir a suculência.
- Fogo bem alto: nada de fogo baixo ou médio, viu? Para selar os alimentos, você precisa de fogo bem alto e não se preocupe em queimar o alimento. O processo não irá demorar tanto assim para queimar todo alimento.
- Não mexa no alimento: é extremamente importante deixar o alimento parado na frigideira até que, ao sacudi-la, ele se desgrude sozinho. Ficar mexendo no alimento impede a reação de Maillard, já que ela precisa de bastante calor para acontecer.
- Use pegadores em vez de garfos ou espetos: o maior erro que as pessoas cometem na hora de preparar grelhados, principalmente carnes, é usar garfos ou espetos para virá-las ou mexer nelas. Isso faz com que os sucos do alimento se soltem, deixando-o mais seco. Por isso, o mais indicado é usar pegadores, que podem ser de metal ou de bambu.
- Não esqueça de selar de todos os lados: o erro que muita gente comete é esquecer de selar os alimentos de todos os lados, inclusive nas laterais. Mas fique atento! Depois do primeiro lado selado, os outros lados irão selar bem mais rapidamente porque o alimento já estará quente e a frigideira também!
Veja mais:
Atitude de Giovanna no BBB24 revolta a web e a gente tira a dúvida: colocar colher usada na panela azeda a comida?