• Entrar
  • Cadastrar
Você espera a comida esfriar pra colocar na geladeira? Descubra se esse é o jeito certo de armazenar os alimentos cozidos

Nem todo mundo tem tempo - ou paciência - de esperar a comida esfriar para guardar na geladeira. Mas será que isso é realmente necessário? 

Você espera a comida esfriar pra colocar na geladeira? Descubra se esse é o jeito certo de armazenar os alimentos cozidos

Guardar comida quente na geladeira não afeta a qualidade do alimento, mas não podemos dizer o mesmo do eletrodoméstico. (créditos: Shutterstock)

Você já deve ter ouvido falar que não se pode guardar comida quente na geladeira. Uma das justificativas mais comuns para essa recomendação é que o alimento pode estragar devido a mudança brusca de temperatura. Por outro lado, há quem acredite que tudo não passa de mito e que você não precisa esperar a comida esfriar para colocá-la no refrigerador. Mas, afinal, quem será que está certo nessa história?

O TudoGostoso veio acabar de vez com essa dúvida sobre como armazenar os alimentos na geladeira do jeito certo.

Posso colocar comida quente na geladeira?

Não. Colocar comida quente na geladeira não é uma boa ideia. Entretanto, ao contrário do que muitos acreditam, o problema não está nos riscos de estragar os alimentos. Inclusive, pode ficar tranquilo porque a sua comida não vai sair prejudicada, mas a sua geladeira talvez sim.

A comida quente aumenta a temperatura interna da geladeira e prejudica o funcionamento do aparelho. Isso acontece porque o vapor é um gás leve que sobe e empurra o vento frio da refrigeração para baixo. Com o tempo, o compressor do eletrodoméstico vai precisar produzir mais vento para esfriar a temperatura interna. Essa sobrecarga afeta o desempenho da geladeira e, dependendo da intensidade, pode até mesmo danificar o aparelho.

Além disso, guardar comida quente na geladeira pode afetar a conservação dos alimentos que já estão armazenados a mais tempo. O calor da panela, por exemplo, pode aquecer os outros alimentos que já estão refrigerados.

Qual o momento ideal para guardar a comida na geladeira?

A temperatura externa tem uma grande influência na temperatura interna da geladeira. Quando você coloca uma comida quente no refrigerador, ele vai precisar trabalhar mais para manter a temperatura constante. Por isso, o ideal é esperar o alimento esfriar antes de guardá-lo na geladeira.

Se a sua preocupação é que a comida estrague fora da geladeira, não se preocupe. Existe uma tolerância de 2 horas para que um alimento permaneça na temperatura ambiente sem correr o risco de estragar. Depois desse período, a comida fica vulnerável a contaminação por bactérias e microrganismos que podem causar intoxicação alimentar.

Como guardar comida na geladeira?

Na hora de guardar os alimentos na geladeira, o ideal é utilizar potes pequenos e rasos com tampa. Comidas armazenadas em recipientes grandes e profundos demoram mais tempo para resfriar. Evite colocar panelas no refrigerador, pois o hábito prejudica a conservação do utensílio e do próprio alimento. Outro cuidado importante é não lotar a geladeira para não prejudicar a circulação de ar.

Procure guardar os alimentos na geladeira nos compartimentos certos. Por exemplo, legumes, frutas e verduras sempre na gaveta. Já a prateleira superior (aquela que sempre tem uma portinha) é o lugar dos frios (queijo/presunto), maionese e ovos. Aliás, nunca deixe os ovos na porta da geladeira.

Os alimentos cozidos, manteiga e laticínios podem ficar nas prateleiras do meio ou inferior. Também é um bom lugar para guardar tortas, sobremesas e enlatados. Na porta devem ficar os alimentos que não precisam ficar tão refrigerados, como condimentos, conservas, temperos, geleias, chás e bebidas.

Veja também:

Como deixar sua geladeira limpa por dentro
Aprenda a conservar e armazenar alimentos na sua casa em diversas ocasiões

Temas relacionados