
Aprenda a escolher a carne no mercado de uma vez por todas com atenção a esses detalhes! (Crédito: Shutterstock)
Você é do tipo de pessoa que não sabe muito bem sobre os tipos de carne e nem como escolher a melhor opção para aquele jantar ou churrasco que está planejando? Você não está sozinho nessa! Realmente pode ser difícil escolher a carne certa se você não tem muita experiência com isso!
Mas calma lá, aprender a escolher a melhor carne para o seu objetivo não é nada de outro mundo - e, após ler essas dicas, você vai virar um expert no quesito. Vem ver!
Como escolher carne no mercado?
Com quantos anos você descobriu que essa é a melhor forma de escolher carne no mercado? Selecionamos alguns passos destacados por especialistas para você aprender de uma vez por todas como comprar uma boa carne! Vamos lá:
1. Escolha um bom local para comprar sua carne
Evite comprar carnes em estabelecimentos que não trabalham especificamente com elas, prefira comprar em açougues de confiança ou em mercados com áreas específicas destinadas à venda de carnes. No caso dos mercados, vá direto ao balcão de açougue (não compre daquelas bandejas prontas, ok?). Com isso você garante o acesso a carnes frescas e sabe bem o que está comprando!
2. Dê atenção ao aspecto da carne
Carnes vermelhas quando estão frescas têm uma aparência vívida e vermelha intensa. Se você ver peças com tons diferentes do vermelho fresco, como amarronzadas ou amareladas, é melhor evitar, pois podem estar passadas do tempo e até contaminadas. O cheiro também importa: nunca compre qualquer carne se você sentir um odor esquisito e não natural!
3. Tenha atenção à gordura e ao sebo
Mesmo que você queira uma carne com menos gordura e peça para o açougueiro remover parte dela, lembre-se que esta parte da carne é a responsável pela maciez e pelo sabor intenso. Portanto, prefira carnes que tenham uma boa capa de gordura (com um tom amarelo claro) e também um bom marmoreio, que é a quantidade de gordura entremeada nas fibras da carne. Isso garante uma carne mais suculenta.
Lembrando que gordura e sebo não são a mesma coisa e, se um pouco da gordura vai ser ótimo para mantê-la mais saborosa, o sebo deve ser retirado na hora da compra. Peça para o açougueiro remover todo o sebo antes de finalizar o pedido, ok?
4. Decida qual receita irá preparar e quais cortes servem para ela
Para não levar prejuízo no mercado ao comprar carne vermelha, uma dica é decidir, antes de ir, qual receita você deseja preparar. Isso permite que você defina quais cortes podem ser usados. Dessa forma, quando chegar ao supermercado, você consegue escolher o mais barato ou o que estiver mais bonito, ou até mesmo trocar um corte por outro caso não tenha o primeiro escolhido.
Para churrasco, por exemplo, as melhores são: picanha, costela, alcatra, contrafilé, fraldinha, cupim e maminha. Já se a ideia é fazer um hambúrguer caseiro, aposte nos cortes dianteiros, pois possuem uma maior quantidade de gordura, como acém, peito, maminha, fraldinha e alcatra. Você pode, inclusive, experimentar um blend delas, mas atenção: evite carnes congeladas ou as que já vêm moídas - peça para o açougueiro moer na hora!
Não deixe de pedir ajuda
Seguindo esses passos, você não vai mais errar na hora de comprar a carne! Lembrando que, se você ainda tem dúvidas, aposte sempre em lugares de confiança, em que você pode conversar com o açougueiro sobre o tipo de preparo que você planeja. O especialista saberá indicar o melhor corte e a quantidade adequada para o seu objetivo!
20 receitas com carne de segunda fáceis de fazer, saborosas e econômicas
Qual a carne mais rica em proteína: frango, bovina ou suína?