Você sabia que existe diferença entre frango e galinha? Nos mercados, esse tipo de carne ficou popularmente conhecida apenas como frango, por isso a confusão. Na prática, porém, a galinha, principalmente a versão caipira, tem sabor, aparência e textura bem característicos. Para que você não tenha mais dúvidas sobre o tema, vamos explicar as diferenças entre os dois e ainda dar dicas de receitas deliciosas com a ave.
Frango ou galinha? saiba a difrença entre os dois termos
Qual a diferença entre frango e galinha?
Frangoé o nome que se dá a um galo jovem. Franga, portanto, é a galinha na mesma fase. Na fase adulta, o frango vira um galo. A ave não costuma ser consumida em larga escala nessa época, porque a carne já é mais firme. Já no caso das galinhas, elas fazem sucesso no prato mesmo na fase mais adulta, principalmente a versão caipira, criada de forma mais rústica, fora dos ambientes controlados das granjas.
Por que chamamos galinha de frango?
Frango foi o termo que se popularizou no mercado para definir a carne desse tipo de ave, seja na versão macho ou fêmea. Na prática, porém, a galinha representa o animal já na fase adulta, assim como o galo, o que significa que os dois termos não são sinônimos. No dia a dia, encontramos nas prateleiras e açougues cortes de frangos e frangas, que têm o mesmo sabor.
Pode comer galo?
Apesar de menos comum por aqui, o galo também pode ser a estrela principal de alguns pratos. Como a carne é mais firme, o cozimento também é mais demorado. Na França, por exemplo, o animal costuma ser preparado no Coq au Vin, quando a ave é cozida com vinho. A bebida ajuda a deixar o galo mais suculento e macio.
Galeto é um frango bem novo, abatido assim que a ave chega na fase jovem
Que tipo de ave é um galeto?
O galeto é o frango na fase mais jovem, que costuma ser abatido com 21 dias de vida. A ave nesta fase ainda é pequena e a carne é bem macia. Nas padarias, muitas vezes o frango assado na brasa, na verdade, é um galeto. A ave nesta fase também é ótima para ser preparada no forno em casa e costuma ser servida inteira.
Quais são os cortes da carne de frango?
Se você vai ao mercado e fica na dúvida sobre qual corte de frango comprar, saiba que existem pedaços mais nobres e menos nobres da carne. Os melhores são os peitos de frango — menos gordurosos e com pouca pele — e as coxas e sobrecoxas, partes mais suculentas da ave. Apesar disso, as asas ficam muito saborosas quando preparadas na grelha e também é possível fazer pratos deliciosos com miúdos, pés e o pescoço do animal. O frango é bastante versátil e pode ser aproveitado por completo nas receitas.
Receitas com frango e galinha
Strogonoff de frango
Esse é um clássico que não pode faltar! Um bom strogonoff de frango é uma ótima opção de prato para servir durante um almoço em família. Essa receita leva três peitos de frango picados. Sirva com arroz branco e batata palha para o resultado final ficar perfeito.
https://www.youtube.com/watch?v=O_xaWmU2Yls
Nada dessa história de que canja de galinha é comida de quem está doente! Essa é uma refeição muito nutririva e ótima opção para um jantar leve. A coxinha de asa é um bom corte para fazer a receita que fica pronta em 30 minutos.
A versão com camarão é um clássico, mas já ouviu falar de bobó de galinha? Esse prato bem cremoso leva mandioca e milho verde e é fácil de preparar. O primeiro passo é cozinhar a ave e depois é só misturar com os demais ingredientes.
Veja mais
Como congelar frango desfiado cozido: dicas e truques do TudoGostoso para facilitar o dia a dia
Sem tempo para cozinhar? Aprenda como temperar frango em até 20 minutos