• Entrar
  • Cadastrar
Proibidões do freezer: veja lista de alimentos que não podem ser congelados e evite a decepção!
Descubra os alimentos que devem ficar longe do congelador para garantir marmitas deliciosas sempre!

A gente sabe que congelar alimentos é uma solução muito prática para quem tem a vida corrida, garantindo aquela marmita semanal sem precisar gastar muito tempo durante os dias de trabalho. No entanto, é importante saber o que funciona e o que não funciona, e entender quais alimentos não podem ser congelados e por que. Assim, você garante que sempre terá um prato de qualidade sem nenhuma mudança na textura ou no sabor. Vem que o TudoGostoso vai te contar quais alimentos NÃO podem ser congelados. Confira!

alimentos que não podem ser congelados Será que todos os alimentos dessa imagem podem estar no congelador? Descubra abaixo quais alimentos não podem ser congelados!

Alimentos que não podem ser congelados

Para começar, vamos explicar sobre algumas receitas e alimentos que causam muitas dúvidas, sendo aqueles que temos a maior propensão em usar em marmitas ou que tendem a sobrar na nossa casa. Veja só!

Molhos a base de farinha de trigo, amido ou maionese

Os molhos à base de farinha de trigo e amido de milho, como o molho branco, tendem a se separ durante o congelamento, modificando completamente a textura do molho. Depois de descongelado, é muito difícil fazer com que eles adquiram a textura ideal anterior. A mesma coisa acontece com a maionese, que pode se separar ou até coagular, mostrando uma textura aquosa e estranha quando descongelada.

Massas cozidas

Aqui não estamos falando dos industrializados, mas, sim, de massas caseiras. Sabe aquele macarrão ao alho e óleo que sobrou? Nada de congelar! A massa fica gosmenta, ensopada e mole. Vamos combinar que isso não é nada apetitoso, né? Por isso, macarrão não é uma boa ideia para as marmitas semanais. Nesses casos, uma solução é substituir por macarrões vegetais como de cenoura ou abobrinha.

Ovos

Nem pensar em congelar ovos, sejam crus ou cozidos. O ovo cru expande ao ser congelado, podendo ocasionar rachaduras na casca que permitirão a entrada de sujeiras e micro-organismos indesejados. Já o ovo cozido fica muito elástico e com textura não apropriada. E ovo cozido é tão rápido e fácil de fazer que não tem motivo para congelá-lo. Se você quiser fazer com um dia de antecedência, pode deixá-lo na geladeira sem problemas.

Pudim e gelatina

O pudim e a gelatina não suportam altas temperaturas. Enquanto o pudim solta água e perde a estrutura depois de congelado, a gelatina simplesmente vira gelo e, ao ser descongelada, fica líquida e não volta a consistência original.

Laticínios

Aqui começamos com algumas especificações a mais: quando falamos em iogurtes e laticínios como requeijão e cream cheese, estamos falando das versões pobres em gordura, que ao serem descongeladas, soltam muita água e não voltam a se misturar. A mesma coisa acontece com queijo cottage. Outros laticínios como queijo prato, muçarela e bola podem ser congelados tranquilamente.

alimentos que não podem ser congelados Para evitar a decepção, sempre fique atento àquilo que você congela e procure fazer quantidades menores para evitar o desperdício!

Verduras e legumes que não podem ser congelados

Alguns legumes não podem ser congelados se a intenção for consumi-los inteiros. Quando falamos isso, queremos dizer que aqueles talos, folhas e sobras de alguns legumes que você guarda para fazer caldo de legumespodem continuar sendo congelados, porque eles não serão consumidos, e servirão apenas para saborizar o caldo, sendo descartado depois.

Quando o assunto é congelar uma verdura ou um legume para consumir depois, as coisas mudam. Verduras e legumes como alface, batata, pepino não devem ser congelados porque perdem sua textura. Isso acontece porque eles são vegetais ricos em água, e é exatamente esse tipo que não pode congelar.

É possível congelar purê de batatas?

Como comentamos anteriormente, a batata nunca deve ser congelada porque perde sua textura, ficando arenosa e simplesmente esquisita. A mesma coisa se a aplica ao purê de batatas. Como ele não é um molho e possui uma textura mais sólida, todo a água presente na receita poderá formar pequenos cristais de gelo, que ao serem descongelados, conferem essa textura arenosa ao purê de batatas, não permitindo que ele fique lisinho e homogêneo.

Isso também se aplica aos purês de outros legumes como cenoura e inhame, em que a receita é a mesma apesar de esses vegetais não serem ricos em água.

Leia também:

13 receitas para incrementar a sua marmita fitness

Bento box: conheça a marmita japonesa que promete organizar suas refeições

Temas relacionados