O ovo é conhecido pelo seu alto valor nutricional e por ser uma proteína completa. Isso significa que ele contém todos os aminoácidos essenciais que devem fazer parte da alimentação diária. Além disso, o alimento é rico em vitaminas e minerais, como fósforo, ferro e cálcio. Uma das melhores formas de aproveitar os seus benefícios é consumi-lo cozido pela manhã. Esse método de preparo é um dos mais saudáveis, pois não leva nenhum tipo de gordura durante o cozimento e mantém boa parte dos nutrientes do ovo.
Conheça 8 benefícios de comer ovo cozido no café da manhã e como incluí-lo na sua dieta.
Benefícios do ovo cozido: alimento é uma das opções mais saudáveis e nutritivas para o café da manhã
Os principais benefícios para a saúde relacionados ao consumo de ovo cozido de manhã são:
Proteína de alta qualidade
Os ovos são uma excelente fonte de proteínas, que fornecem energia e melhoram a oxigenação e o transporte de nutrientes no organismo. Aliás, o ovo também contribui para o ganho de massa muscular, sendo uma das melhores de café da manhã para quem pratica atividades físicas.
Fonte de nutrientes essenciais
O ovo é uma importante fonte de vitamina A, D, E, K e do complexo B.O alimento também é rico em minerais como ferro, selênio e colina. Esses nutrientes atuam diretamente em diversas funções do corpo, incluindo a saúde dos ossos, olhos, pele e do sistema nervoso.
Prolonga a sensação de saciedade
A ingestão de ovos pela manhã aumenta a sensação de saciedade, o que pode ajudar a controlar o apetite ao longo do dia. Isso é muito benéfico para quem está tentando emagrecer. Outra vantagem do ovo é que ele não contém carboidratos, logo pode ser inserido em uma dieta low carb.
Controle de glicose
Estudos sugerem que o consumo de ovos no café da manhã auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue, especialmente em comparação com refeições que contêm carboidratos refinados.
Tem ação antioxidante
Os ovos são uma boa fonte de luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que combatem os radicais livres e evitam a oxidação de células. Por isso, eles desempenham um papel fundamental no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção de doenças oculares relacionadas à idade.
Aumento do colesterol bom
Estudos mostram que o consumo de ovo pode aumentar os níveis do chamado "colesterol bom" (HDL) e diminuir o colesterol “ruim”, (LDL) no sangue. Por isso, o alimento é considerado um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e derrame.
Mantém a saúde dos ossos e dentes
Ovos são fonte de cálcio e fósforo, minerais essenciais para a saúde de ossos e dentes. O alimento também é rico em vitamina D, principalmente na gema. O nutriente, por sua vez, desempenha um papel crucial na absorção de cálcio pelo organismo.
Fácil preparo
Os ovos cozidos são fáceis de preparar e podem ser uma opção rápida e conveniente para o café da manhã. O ovo cozido com a gema mais molinha, conhecido como ovo mollet, leva uns 5 minutos para ficar pronto. Agora, se você quer uma gema bem cozida, 15 minutos são suficientes.
Posso comer ovo todos o dias?
A maioria das pessoas pode comer ovo todos os dias. Antigamente, havia preocupações em relação ao consumo diário devido ao teor de colesterol presente na gema. Porém, o alimento só aumenta o colesterol de quem tem já predisposição genética. Portanto, se suas taxas estão em equilíbrio, não há problema nenhum em consumir ovos diariamente.
A única contraindicação ao consumo de ovo é nos casos de alergia a albumina, proteína presente na clara. A condição costuma ser mais recorrente em crianças e tende a melhorar durante a adolescência, mas também é possível encontrar adultos que sofrem reações adversas após ingestão ou contacto com ovo.
Veja também:
Receitas com ovos: opções deliciosas e práticas
Ovo cozido: tempo de cozimento é o segredo para acertar o ponto da gema