A alface é um vegetal que está com certa constância na mesa do brasileiro, seja em uma salada simples ou como acompanhamento. Mas o que será que acontece com o seu corpo se você escolher trocá-la pela rúcula, uma hortaliça verde-escuro? Ela possui benefícios poderosos, mas será que o seu consumo traz mais pontos positivos do que o alface? Venha descobrir agora e surpreenda-se!
Batalha de benefícios
Trocar a alface pela rúcula na sua salada pode trazer algumas mudanças nutricionais e de sabor. Quando o assunto é calorias, ambos os vegetais apresentam o mesmo número, cerca de 5g, mas em relação às vitaminas e minerais, a rúcula acaba ganhando! A alface é rica em vitamina A, vitamina K e folato. Já a rúcula contém mais vitamina K, vitamina A, vitamina C, folato, cálcio e potássio do que a alface. Quanto aos antioxidantes, a rúcula também apresenta mais, em especial os glucosinolatos, que podem ajudar a proteger contra o câncer e outras doenças crônicas.
Uso culinário
A alface é mais usada já que possui um sabor mais suave e uma textura crocante. Ela está presente em uma variedade de pratos devido ao seu sabor neutro, mas geralmente é temperada com azeite de oliva e vinagre. Já a rúcula tem um sabor mais picante e amargo, com uma textura ligeiramente mais macia. Ela é utilizada para adicionar um toque de sabor e aroma em saladas, pizzas e sanduíches.
A melhor opção
Ao trocar a alface pela rúcula, você adiciona mais nutrientes à sua dieta e um sabor mais forte aos seus pratos. Se o objetivo é mais nutrientes e benefícios para a saúde, receitas com rúcula podem ser a melhor escolha. No entanto, a alface ainda é uma opção saudável e pode ser mais adequada para certas preferências alimentares. Você pode utilizar os dois, alternando ou até mesmo misturados em uma única refeição. O importante é seguir uma alimentação saudável e ambos cumprem esse papel.
Veja mais
Bala fini caseira de melancia: receita simples é uma versão saudável da tradicional guloseima azedinha
"Existe um único segredo para qualquer coisa ficar saborosa e crocante na airfryer": ex-MasterChef prova teoria com três testes
O que diz a ciência: acaba de sair um estudo sobre câncer ser gerado ou não por alimentos ultraprocessados