• Entrar
  • Cadastrar
Funcho e erva-doce é a mesma coisa? Saiba tudo sobre essa planta medicinal

Não confunda funcho com erva-doce! Descubra curiosidades sobre a planta

Funcho é uma planta medicinal com diversos benefícios para a saúde! (Créditos: Shutterstock)

Você já conhece o funcho? Essa planta medicinal é cheia de benefícios e tem um gosto e aroma parecido com a erva-doce. Apesar disso, elas têm aparência, benefícios e propriedades bem diferentes. O funcho é nativo da Europa e da África, mas pode ser encontrado com facilidade em casas de produtos naturais e consumido como chá e até usado como tempero. Quer saber mais? Confira mais informações sobre o funcho a seguir!

Qual a diferença entre funcho e erva-doce?

O funcho tem flores amarelas e folhas que parecem imitar a textura de uma renda. Já a erva-doce tem flores brancas e um formato que lembra o endro. O composto aromático anetol presente nas duas plantas é responsável pelo sabor e aroma de anis bem característico. É por isso que o funcho é conhecido em muitos lugares como a “falsa erva-doce”.

Para que serve o funcho?

O funcho é muito usado para fazer chás, mas também tem um aroma que pode dar um toque especial para algumas receitas. Ele também pode ser encontrado em produtos naturais manipulados. O consumo da planta medicinal está relacionado a melhora na digestão, combate à diarreia, gases e prisão de ventre. Além disso, o funcho pode ajudar no alívio de cólicas e dores no estômago. Ele também tem efeito relaxante e anti-inflamatório.

Como usar o funcho?

A maneira mais comum de usar o funcho é no preparo de chás. Uma ou duas colheres de sementes, ou folhas frescas são suficientes para preparar uma xícara da bebida. A planta também pode ser utilizada na forma de óleo essencial, tritura ou apenas como especiaria para temperar carnes, peixes e saladas. Importante dizer que o consumo de funcho não é indicado na gravidez e pessoas com refluxo.


Veja mais
Chá: 6 produtos que todo amante da bebida deveria ter em casa
Ignorada, mas valiosa: os benefícios da semente de uva vão te deixar de boca aberta!

Temas relacionados