• Entrar
  • Cadastrar
A verdadeira baunilha passou longe: o que tem na “essência de baunilha” e como saber qual estou comendo nas receitas?

"Essência de baunilha" sem baunilha não parece fazer muito sentido, certo? Mas é exatamente o que acontece! Saiba mais sobre essa história no TudoGostoso

A verdadeira baunilha passou longe: o que tem na “essência de baunilha” e como saber qual estou comendo nas receitas?

Parece que é possível, sim, ter "essência de baunilha" sem baunilha (Créditos: Shutterstock)

Quem nunca foi preparar uma receita de sobremesa e se deparou com a famosa “essência de baunilha”? Com o passar dos anos, o seu frasquinho, que passou a ser chamado de aromatizante, se tornou um clássico da cozinha brasileira. Porém, ao contrário do que muitas pessoas poderiam assumir, ele não tem nada a ver com a baunilha verdadeira.

A baunilha verdadeira, que é usada para realçar o sabor de doces e bebidas, é uma especiaria muito mais cara – 4 gramas custam, no mínimo, 42 reais! – e rara do que o aromatizante que encontramos nas prateleiras dos supermercados. É justamente por isso que ela só é vendida para restaurantes, confeitarias e um público mais restrito.

Então, o que tem no extrato de baunilha? E como saber se a sua sobremesa foi feita com baunilha de verdade ou aromatizante? Descubra a resposta para essas perguntas no blog do TudoGostoso.

O que tem no aromatizante?

Ao contrário da baunilha verdadeira, que leva quatro anos para crescer, precisa ser cultivada em condições muito específicas e passa por um processo de desidratação extenso até estar própria para receitas de doce, o aromatizante é um produto 100% artificial.

Na verdade, ele até pode conter uma substância natural conhecida como vanilina, retirada tanto da flor vanilla quanto de pedaços de madeira, só que, ainda assim, não é a mesma coisa. Não é à toa, afinal, que o aromatizante é muito mais barato do que a baunilha verdadeira.

Como saber se estou comendo baunilha verdadeira ou aromatizante?

É muito fácil diferenciar a baunilha verdadeira do aromatizante! Basta ver se existem pontinhos pretos (ou não) na sua sobremesa. Como o aromatizante é líquido, ele se integra bem às receitas. Já a baunilha verdadeira, quando macerada ou transformada em pasta para ser usada na cozinha, costuma ser visível na comida.

Existe uma versão mais acessível da baunilha verdadeira?

Já é possível encontrar, em alguns locais, o extrato de baunilha, que é feito a partir das favas de baunilha maceradas e álcool. A pasta de baunilha também é outra opção mais em conta, embora seja um pouco mais cara por ser mais concentrada. Os dois são opções mais naturais e potentes para suas receitas.

Veja mais!
Extrato de baunilha caseiro: como fazer
Veja como é possível fazer bolo caseiro na airfryer fofinho e muito gostoso

Temas relacionados