• Entrar
  • Cadastrar
Café fake faz mal à saúde? As diferenças entre ele e o café original vão além do preço!
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Entenda quando as impurezas naturais são liberadas na composição do café e quando a adição de ingredientes incomuns indicam fraude


 

Café fake faz mal à saúde? As diferenças entre ele e o café original vão além do preço!

Saiba como reconhecer um café fake (Foto: Shutterstock)

Quem resiste a uma boa xícara de café, mesmo nos dias de calor? O consumo de café em vários momentos do dia já é um hábito dos brasileiros, mas o problema é quando o consumidor compra um produto por um preço mais barato e acaba levando um fake para casa.

Mas será que você sabe identificar quando o café é considerado falsificado? É difícil perceber, afinal eles são comercializados como se fossem puros e com embalagens semelhantes aos originais.

O pó, no entanto, pode conter misturas de ingredientes que impactam a qualidade e a segurança do produto. Conheça os riscos de consumir o café falsificado para a saúde e aprenda a identificar fraudes.

Quais são os ingredientes encontrados no café fake

Os cafés adulterados costumam apresentar grãos de outras espécies, palha e outros componentes que não possuem os nutrientes encontrados no café verdadeiro, afirma a nutróloga Gabriela Addor, do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), à CNN Brasil.

Substâncias como milho torrado, cevada, centeio, serragem, amidos e até argila podem ser usadas para aumentar o volume e reduzir os custos de produção.

De acordo com a legislação brasileira, o café pode conter até 1% de impurezas naturais (folhas e cascas, por exemplo).

No entanto, o uso proposital de ingredientes incomuns é um indicativo de fraude. Conforme explica a nutricionista Andreia Galliego, a alteração da composição de alimentos é considerada crime e pode trazer riscos graves à saúde. Saiba quais são eles!

Quais são os riscos de consumir café fake para a saúde

Consumir café adulterado regularmente pode desencadear problemas gastrointestinais que vai desde inchaço, gases a diarreia. A intoxicação também está entre os riscos devido à presença de ingredientes inadequados.

Conforme aponta os especialistas à reportagem, a presença de argila no pó de café pode expor o consumidor a metais pesados, como cádmio e chumbo, afetando sistema nervoso, fígado e rins.

Alergias e reações adversas também estão entre os perigos, por isso é fundamental que a embalagem do produto contenha registro ou informações claras sobre sua composição.

Teste caseiro para identificar se um café é fake

Com alguns testes caseiros simples você pode reconhecer um café fake. Veja como fazer:

  • Adicione uma colher de café em um copo com água fria e observe se o café. Se o pó boiar, maior chance dele ser puro. Se afundar logo ou perder a cor na água, pode indicar fraude;

  • A textura do pó de café também é um sinal. Os cafés muito finos podem conter farinhas, segundo a nutricionista. "Um brilho excessivo pode ser indício de adição de açúcar caramelizado", afirma.

Saiba como evitar comprar café falsificado

Se você não quer correr o risco de cair em armadilhas ao comprar café, os especialistas dão alguns conselhos importantes.

  1. Compre apenas as marcas confiáveis;
  2. Opte por produtos com certificação, como o selo da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC);
  3. Evite produtos muito baratos e prefira café em grãos, pois têm menor chance de adulteração.

Veja mais!

Café com cocô de animal é raro e caríssimo: quilo da iguaria pode chegar a R$ 15 mil

Marcas de café que foram proibidas no Brasil por excesso de impurezas poderão ser vendidas em 2025?

Temas relacionados