A complexidade dos sabores encontrados na culinária japonesa conquista cada vez mais os brasileiros. Com um menu que traz desde o frescor do sashimi até o conforto do caldo do missoshiro, a gastronomia japonesa é conhecida por sua delicadeza, equilíbrio e uso criativo de ingredientes. E um deles é o gengibre, uma raiz que geralmente é servida em conserva junto com raiz forte.
Mas, afinal, qual é a função do gengibre na culinária japonesa? No âmbito da alimentação saudável, o gengibre é um alimento com diversas propriedades benéficas, atuando como antioxidante e anti-inflamatório. Ele tem poder termogênico, que potencializa o metabolismo e a queima de gordura, além de prevenir náuseas, dores de cabeça, gripes e resfriados, dores de estômago e diarreia.
“Sua principal função é limpar as papilas gustativas neutralizando o sabor do que foi consumido anteriormente, por isso deve-se consumi-lo entre uma porção e outra”, explica o youtuber e cozinheiro Everton Virón, do canal “Sushi em Detalhes”.
Gengibre usado japonês tem toque especial. Entenda!
Mas engana-se quem acredita que o gengibre servido no japonês é somente cortado: ele ganha um toque especial e até muda de nome, passando a se chamar gari. Trata-se de uma conserva de gengibre em molho agridoce, feita com vinagre de arroz, açúcar e sal. Ele pertence a uma família maior de picles, conhecida como tsukemono (e traz também picles de pepino, Kyurizuke, e outras variações), oferecidos nas refeições japonesas.
As fatias de gengibre em conserva são uma parte importante de qualquer refeição de sushi, não porque combinam com o que está sendo servido, mas porque preparam você para o que vem a seguir.
"Depois de comer uma peça de sushi com atum, por exemplo, e quiser comer sushi com salmão, você come o gengibre porque ele limpa a boca. Então você pode experimentar a próxima peça sem confundir os sabores", explicou famoso chef Nobu Matsuhisa do “The Independent”.
Aprenda uma receita fácil de gari
Depois de saber mais sobre esse prato, você pode estar se perguntando se é fácil replicá-lo em casa. E o TudoGostoso tem a solução: a receita é muito simples. Veja a seguir.
Ingredientes:
250 g de gengibre lavado seco e fatiado com faca sem serra;
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de vinagre de arroz
3 colheres de chá de sal
Modo de preparo:
1 - Cozinhe o gengibre fatiado com água em fogo baixo até que ferva.
2 - Deixe escorrer e esfriar.
3 - Coloque em uma panela o açúcar, o sal e o vinagre.
4 - Mexa bem, quando ferver, desligue o fogo e deixe esfriar.
5 - Em um pote de vidro limpo e com tampa, coloque o gengibre e depois a mistura do vinagre.
6 -Tampe e deixe descansar por 3 dias em temperatura ambiente, embrulhado em papel alumínio para não pegar luminosidade
7 - Após esse tempo, acondicione em geladeira.
Veja mais:
- "O mais importante é o arroz e não o peixe", explica mestre em comida asiática de famoso restaurante japonês do Rio de Janeiro;
- Se você tem pressão alta, não consuma esse alimento da comida japonesa! Saiba qual é a melhor opção;
- O truque infalível para fazer shimeji na manteiga igual de restaurante japonês é mais fácil do que você pensa