• Entrar
  • Cadastrar
Gengibre murcho ou brotando nunca mais: essa é a melhor forma de armazenar e ele fica fresquinho por até 6 meses

Chega de gengibre estragado na geladeira, com essa dica isso nunca mais vai acontecer

Gengibre murcho ou brotando nunca mais: essa é a melhor forma de armazenar e ele fica fresquinho por até 6 meses

Você já pegou um gengibre todo cheio de raiz na geladeira? Isso nunca mais vai acontecer! (Crédito: Shutterstock)

Quem gosta de adicionar o gengibre em receitas ou até consumi-lo em chás sabe que, dependendo da forma como ele é armazenado, com o tempo ele se torna mais murcho e até começa a brotar, o que faz com que perca seu frescor.

Você costuma guardar seu gengibre direto na geladeira, na porta do eletrodoméstico? Pois saiba que isso pode acelerar o processo de amadurecimento dele, fazendo com que estrague mais rápido e reduza seus benefícios.

Mas calma que o TudoGostoso tem uma dica simples para você guardar seu gengibre e fazer ele durar até seis meses!

Siga essa dica para conservar o gengibre!

Você já cansou de guardar seu gengibre e, quando foi usar ele estava murcho e brotando? Isso acontece porque você não armazenou ele corretamente. Por isso, vale seguir essa dica que vimos no canal @cozinhadegentemoderna no Instagram! É realmente muito fácil.

Você vai simplesmente congelar o seu gengibre! É isso mesmo: quando armazenado no freezer, o gengibre dura muito mais, não brota e nem perde seus inúmeros benefícios nutricionais. Legal, né?

O ideal é guardá-lo lavado e com casca dentro daqueles saquinhos zip-lock ideais para o congelador. Com isso a sua vida útil sobe consideravelmente, podendo chegar a até seis meses! Nada mais de gengibre estragado e brotando na geladeira.

Daí, quando você for usar, basta retirar do freezer e ralá-lo, congelado mesmo, para adicionar às suas receitas. Depois é só colocar de volta no saquinho e devolver ao freezer. Ah, só não deixe ele descongelar, viu?

Benefícios do gengibre

O gengibre é uma raiz amplamente utilizada tanto na culinária quanto na medicina tradicional devido aos seus inúmeros benefícios à saúde.

Ele possui, por exemplo, inúmeras propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes por conta do gingerol, que ajuda a reduzir o estresse oxidativo no corpo. Outros benefícios incluem:

  • Melhora da digestão: o gengibre pode acelerar o esvaziamento do estômago, ajudando na digestão e reduzindo desconfortos digestivos como inchaço e gases
  • Redução de dores musculares: seu efeito anti-inflamatório também pode ajudar a reduzir dores musculares e articulares, especialmente após exercícios físicos intensos
  • Controle da glicemia: estudos sugerem que o gengibre pode melhorar os níveis de açúcar no sangue e ajudar no controle da diabetes tipo 2
  • Combate a infecções: as propriedades antibacterianas e antivirais do gengibre podem ajudar a combater infecções e fortalecer o sistema imunológico

Por conta desses benefícios, incorporar o gengibre na sua dieta pode trazer muitas vantagens para a sua saúde, além de adicionar um sabor único às suas refeições. E, quando armazenado da forma correta, como mostramos, esses benefícios vão durar por muito mais tempo na raiz!

Pare de descascar o gengibre usando faca: outro utensílio torna tudo mais fácil
Aprenda como plantar gengibre e tenha sempre esse alimento poderoso em casa

Temas relacionados