• Entrar
  • Cadastrar
"Pode durar até 6 meses": esse é o melhor local para armazenar alho, segundo especialista

Guardar alho é mais fácil do que você pensa: aprenda a forma correta e nunca mais desperdice esse delicioso tempero!

Onde guardar o alho na cozinha? Expert responde! (Foto: Shutterstock)

O alho é um ingrediente importante em muitas receitas, desde o clássico macarrão alho e óleo até no refogado do feijão para deixá-lo mais saboroso. Contudo, nenhuma delas será possível se você deixar o alho estragar ao armazená-lo no lugar errado.

Manter o alho em um ambiente muito quente ou ensolarado fazer com que ele se estrague. Portanto, se você costuma colocar o alho no balcão da cozinha depois de desempacotar as compras, pode estar desperdiçando meses de uso.

"Eles devem ser armazenados em um local fresco, seco e bem ventilado, longe da luz solar direta, pois a umidade, a luz e a falta de circulação de ar podem causar mofo e brotamento", explicou Vlatka Lake, especialista em armazenamento da marca de armazenamento Space Station, ao jornal “Express”.

Um erro muito comum faz o alho durar bem menos

De acordo com Vlatka, manter a cabeça de alho íntegra, sem retirar os dentes ou as cascas, também é fundamental. "Se armazenada corretamente, uma cabeça inteira de alho pode durar até meio ano; no entanto, quando você separa os dentes, sua vida útil diminui drasticamente, normalmente durando de duas a três semanas”, contou.

Pode guardar o alho na geladeira?

Segundo a especialista, o alho é melhor conservado em local fresco - e não frio. Portanto, evite colocá-lo na geladeira: por ser um ambiente fechado e úmido, o equipamento doméstico não tem ventilação, o que atrapalha bastante na conservação do alho.

E caso perceba que os dentes de alho começaram a brotar, não se preocupe. “Você ainda pode usar o alho que brotou, mas não se esqueça de cortar os brotos verdes”, assegurou Vlatka.

Ao armazenar o alho corretamente, você consegue preservar seu sabor, textura e propriedades nutritivas. Ao protegê-lo da umidade e da luz, garantimos que suas qualidades benéficas se mantenham intactas por mais tempo. Além disso, esse hábito contribui para evitar o desperdício de alimentos. No TudoGostoso, você fica por dentro de diferentes conteúdos sobre dicas de cozinha e nutrição.

Veja mais:

- Pasta de cebola e alho é prática de fazer e perfeita para temperar suas receitas com facilidade;

- Dicas infalíveis de dona de casa: como cozinhar o alho corretamente e não fazer errado como a maioria!

- Descascar cabeça de alho inteira de uma vez só: truque é tão fácil e rápido que você nem vai acreditar que é real!

Temas relacionados