As ervas são muito utilizadas na gastronomia para dar mais sabor aos pratos. Na culinária brasileira, uma das mais usadas é a salsinha, que em algumas partes do país pode ser encontrada como parte do cheiro-verde. Seja no arroz, no peixe ou na carne-moída, é impossível ficar sem essa erva em casa. O problema é que a salsinha dura pouco tempo se você não souber como guardá-la corretamente. Pensando nisso, o TudoGostoso vai ensinar como armazenar salsinha do jeito certo para ter o tempero em casa por até 3 meses!
Como armazenar salsinha do jeito certo: veja as dicas do TudoGostoso
Assim que você tiver comprado a salsinha, chegue em casa e higienize-a imediatamente. Depois disso vem o pulo do gato: é essencial que você seque muito bem, o que pode ser feito com papel-toalha.
Com a salsinha higienizada e seca, o próximo passo é picá-la. Um dos erros que as pessoas mais cometem é tentar cortar a erva com a faca errada ou com uma faca que não está afiada. Neste caso, o melhor é utilizar a faca do chef, que deve estar afiadíssima (veja as dicas de como afiar faca). Assim, você consegue picar a erva sem amassá-la. Depois que estiver picada, caso esteja muito úmida, você pode secar novamente colocando-a entre duas folhas de papel-toalha e pressionando levemente.
A salsinha estará bem picada, seca e soltinha. Dessa forma, ela dura cerca de sete dias em um recipiente bem vedado na geladeira. Para que ela dure até 3 meses, é necessário armazená-la no congelador. Na hora de usar, basta raspar a salsinha congelada com auxílio de um garfo diretamente na panela, com a comida quente.
Como usar salsinha nas receitas?
A salsinha deve ser adicionada ao final do preparo das receitas, para que ela não cozinhe demais e fique amarga. Sendo assim, ela é um dos últimos ingredientes a ser acrescentado. Quando ela está fresca, pode ser adicionada até mesmo depois que a refeição estiver empratada.
Veja mais:
Essa é para quem não sabe diferenciar coentro de salsinha: como identificar, escolher e usar nas receitas para pratos cheios de sabor