Praticamente qualquer prato salgado fica melhor quando bem temperado com cebola e alho. Mas só de pensar em ter que descascar e picar todos os dias para então refogar a cebola e o alho e só depois botar nas receitas até bate um cansaço. Para não ter que repetir esse processo tedioso, o TudoGostoso já ensinou como guardar alho e cebola já picados por mais tempo, como fazer um tempero com alho e cebola em pó e até como aproveitar as cascas desse dois ingredientes. Mas agora viemos com um novo truque para facilitar a sua rotina na cozinha e temperar receitas com facilidade: uma deliciosa e prática pasta de cebola e alho!
Esse preparo pode ser usado de muitas maneiras e até pode ser servido como uma pastinha para acompanhar torradas. Mas a maior utilidade dela é facilitar o preparo de outras receitas. Em vez de ter que descascar e cortar todas as vezes, você pode fazer essa pasta e guardar por semanas na geladeira e no congelador. Depois, quando for preparar o seu almoço ou jantar, é só colocar uma colher da pasta no lugar dos ingredientes refogados e pronto, estará tudo bem temperado! Confira o passo a passo da receita de pasta de cebola e alho.
Como fazer pasta de cebola e alho?
Como o nome já diz, a cebola e o alho são os protagonistas desta receita. Mas ela também precisa de azeite para ajudar a bater em uma textura mais pastosa e de sal para conservar a pasta. Por causa disso, você pode também aumentar as quantidades para usar por mais tempo. Veja as quantidades de cada ingrediente e o modo de preparo para a receita básica.
Ingredientes
- 200g de cebola
- 100g de alho
- 50g de azeite
- 50g de sal
Modo de preparo
- Descasque todo o alho e a cebola. Deixe a cebola cortada em quatro partes para facilitar na hora de bater.
- Coloque no liquidificador até chegar aproximadamente na metade do copo.
- Bote um fio generoso de azeite e bata até ficar líquido.
- Passe a mistura já batida para outro recipiente e reserve.
- Repita o processo de triturar o resto da cebola com mais um fio do azeite e passe para o mesmo recipiente.
- Faça o mesmo processo com o alho, triturando com mais um pouco de azeite para ajudar a bater.
- Junte tudo no mesmo recipiente com o sal e o resto do azeite se tiver sobrado. Dica: caso não queira exagerar no sal, pode trocar pelo suco de 1 limão ou por 1 colher (sopa) de vinagre que também funcionam como conservantes.
- Misture com uma espátula para incorporar no creme.
- Transfira a pasta de alho para um ou mais potes de plástico ou vidro bem vedados. Você pode deixar na geladeira se for para uso imediato ou, caso faça uma porção maior, separar em potes menores e congelar o que não for usar na hora. A pasta de cebola e alho dura cerca de duas semanas na geladeira e até três meses no congelador.
- O ideal é manter a pasta de cebola e alho neutra para combinar com qualquer receita, mas ao separar em vários potes você pode fazer variações adicionando mais temperos por cima, como pimenta-do-reino e salsinha.
Veja mais:
Veja como tirar cheiro de alho e cebola do liquidificador com as dicas do TudoGostoso
Aprenda truque para cortar cebola como um chef usando a tampa de um pote de conserva
Exagerou no alho ao cozinhar? Salve a receita com essa dica usando apenas um ingrediente