• Entrar
  • Cadastrar
Alho e óleo sem bafo: chef ensina truque pra você comer sem medo de ser feliz (e de namorar depois!)

Presente na lista dos pratos mais tradicionais quando o assunto é massa, o macarrão alho e óleo ganhou uma adaptação poderosa. Entenda!

Essa receita de macarrão alho e óleo vai surpreender até quem não gosta do prato (Foto: Shutterstock)

O macarrão alho e óleo é um dos pratos que mais dividem opiniões à mesa. Há quem ame e também aqueles que não comem por nada essa massa, cuja origem é Nápoles, na região da Campânia, ao sul da Itália. E muitos dos ‘haters’ explicam seu desgosto por um motivo bem específico: o possível mau hálito causado pelo alho.

Mas você sabia que é possível driblar o temido “bafo de alho” com um truque de cozinha que ainda vai dar um toque ‘gourmet’ na sua receita? A dica veio do chef Lucas Corazza, jurado dos programas “Quanto Vale Esse Doce?” e “Que Seja Doce”, do canal GNT.

Alho confitado substitui alho frito e garante molho cremoso e cheio de sabor

Na receita, com milhares de visualizações no Instagram, Corazza troca o tradicional alho frito em óleo ou azeite por um alho confitado em azeite. “Leva ao forno por 35 minutos a 170ºC”, detalha o chef.

Outro ponto importante da receita é não descartar de imediato a água do cozimento do macarrão, que deve ser preparado conforme as indicações de cada fabricante, na embalagem do produto.

“O alho que você confitou fica molinho e todo o sabor azedo e ácido desaparece, fica quase doce. Você junta uma concha da água de cocção, o azeite que você levou para confitar, tempera com sal e emulsiona”, orienta Corazza, sugerindo ainda que esse processo fica mais fácil quando feito em um mixer.

Depois da emulsão, será formado um creme clarinho e cheio de sabor. A etapa final é misturá-lo ao macarrão cozido em uma frigideira aquecida. O chef serve o macarrão com bastante queijo parmesão ralado fresco e folhas de rúcula. Confira o vídeo completo abaixo e… voilà: você está pronto para testar uma nova versão de alho e óleo.



Veja mais:

Macarrão instantâneo gourmet? Chef Jacquin tem receita que vai te surpreender.
O melhor ravioli caseiro que você já comeu: o que você precisa para fazer?

Temas relacionados