• Entrar
  • Cadastrar
O que é uramaki? Conheça o sushi invertido que combina com recheios veganos
Uramaki é uma boa opção de rolinho japonês para quem não pode comer peixe porque fica delicioso quando recheado com frutas e legumes

Quem aprecia uma boa comida japonesa já deve ter experimentado o uramaki. Ele é conhecido como “sushi invertido” por conta da sua preparação. O rolinho tem uma camada de arroz na parte externa e uma folha de alga, chamada de nori, envolvendo o recheio na parte interna.

O uramaki pode ser preparado com diversos sabores, mas tem a vantagem de combinar muito bem com ingredientes leves como frutas e legumes. Por isso, é uma ótima alternativa para quem segue uma dieta vegana, já que muitas vezes muitos sushis têm a adição do salmão, um item de origem animal. Confira a seguir mais curiosidades sobre o uramaki e dicas para preparar essa delícia em casa!

Uramaki é um tipo de sushi que combina com recheios veganos de frutas e legumes

O que é uramaki?

A principal característica do uramaki é o fato de alga ser posicionada na parte interna e o arroz na parte externa do sushi durante o preparo. Também é possível adicionar gergelim na camada de arroz e fazer a combinação de sabores no recehio com dois um mais ingredientes.

Há versões diferentes sobre a origem do prato. Há quem diga que o preparo é milenar e remonta a época que japoneses transportavam o peixe cru envolto no arroz cozido para manter a conservação. Por outro lado, também há a explicação de que o uramaki surgiu nos anos 60, quando a culinária japonesa já estava se popularizando pelo mundo, e consumidores no Ocidente se queixavam da textura da alga na parte de fora do rolinho.

Uramaki vegano

Nos cardápios de restaurantes japoneses, a versão de uramaki que chega mais perto do vegano é o califórnia, mas ele também tem a adição de kani, uma massa feita com carne de peixe. Por isso, se quiser fazer esse prato em casa, o segredo é juntar frutas e vegetais no recheio que criem um sabor agridoce como manga, abacate, pepino, cenoura, aspargo, alface, gengibre, entre outros. A técnica de preparo é sempre a mesma, mas vale soltar a criatividade na hora de decidir o recheio!

Uramaki combina com recheios que forma misturas agridoces

Receita de uramaki vegano

Após preparar o arroz para sushi, conhecido como shari, separe a sua folha de alga nori e os ingredientes do recheio cortados em tirinhas. A partir daía é só seguir para a montagem. O ideal é usar uma esteira para sushi feita em bambu, o sudarê. Caso não tenha, dá para improvisar com papel filme. Confira o passo a passo:

1) Posicione a alga em formato de retângulo sob a superfície;

2) Espalhe o arroz por cima da alga de forma homogênea;

3) Salpique gergelim por cima do arroz;

4) Vire essa montagem para que alga fique por cima;

5) Coloque o recheio por cima da alga a uma distância de 1 cm da margem;

6) Por fim, enrole tudo formando um rolinho comprido, corte as pequenas porções de uramaki e é só servir!

Molho para urumaki vegano

Um bom molho faz diferença na hora de saborear o uramaki e também dá para preparar esse item em casa. Para fazer o teriyaki, você vai precisar de shoyu, açúcar, saquê e gengibre. Quem preferir, também pode fazer o shoyu caseiro com vinagre, caldo de carne, melado, gengibre, pimenta, alho e água.

Veja mais

Como fazer temaki: ingredientes, dicas e modo de preparo do cone de sushi que é um sucesso da comida japonesa

Dica de cozinha: aprenda a limpar camarão mais rápido com esse truque de restaurante

Temas relacionados