O escondidinho é uma receita adorada pelos nossos usuários que consiste em uma camada de carne ou frango coberta com purê de legumes. Muito fácil de fazer e versátil, ele está sempre presente no cardápio do mês, sendo praticamente uma refeição completa em um só prato. Contudo, a gente sabe que, às vezes, as pessoas acabam enjoando de um prato e querem algo diferente para sair da rotina. Pensando nisso, o TudoGostoso decidiu ensinar a receita de escondidinho invertido de carne de panela, uma maneira diferente e deliciosa de preparar a receita clássica. Nós garantimos que ninguém vai conseguir resistir, vem aprender como fazer!
Venha aprender com o TudoGostoso a receita desse prato maravilhoso: escondidinho invertido de carne de panela!
Receita de escondidinho invertido de carne de panela (amostradinho de carne)
Ingredientes
1 kg de acém
1 kg de batata baroa
1 colher (sopa) de manteiga
200 g de mussarela
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola
3 dentes de alho
1/2 colher (chá) de páprica defumada
2 colheres (sopa) de shoyu
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
1/2 xícara (chá) ede cheiro-verde
1/2 colher (chá) de noz-moscada
500 ml de caldo de legumes
Como fazer escondidinho invertido
Preparar o escondidinho invertido é tão fácil quanto fazer do jeito tradicional, tudo que você precisa fazer é alterar a ordem de montagem do prato. A receita que vamos ensinar é feita com carne de panela, mas você pode fazer com a proteína de sua preferência, como frango desfiado, carne moída, ragu de costela bovina, calabresa picada e até ragu de cogumelos, que fica uma delícia!
O primeiro passo para fazer o escondidinho invertido é cozinhar a carne. Para isso, comece refogando o alho e a cebola com o azeite em uma panela de pressão, em fogo médio. Assim que começar a dourar, acrescente o acém cortado em cubos grandes, o shoyu, a páprica defumada e a pimenta-do-reino. Misture bem e deixe fritar por alguns minutos, para dourar de todos os lados.
Misture novamente para descolar do fundo e das laterais e já entre com o caldo de legumes. Lembrando que não é necessário acrescentar sal na carne porque o shoyu e o próprio caldo de legumes já exercem essa função. Tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos depois que pegar pressão. Passado esse tempo, retire os pedaços de carne, desfie, acrescente o cheiro-verde e reserve.
Ah, e nada de jogar fora o caldo do cozimento da carne não, viu? Você pode congelar e usar o caldo de carne no preparo de muitas outras receitas incríveis como risotos e sopas.
O próximo passo é cozinhar a batata-baroa em água com pouco sal até que, ao espetar um garfo, ela esteja completamente macia. Não esqueça de descascar e cortar em rodelas antes de colocar para cozinhar, já que isso agiliza o processo. Quando estiver macia, escorra a água e amasse bem, formando um purê. Acrescente a manteiga e a noz-moscada e misture bem.
Por último, chegou a hora de montar o escondidinho: em um refratário, espalhe todo o purê de batata-baroa, cubra com a carne desfiada e finalize com as fatias de mussarela. Leve para o forno preaquecido a 200º C por 10 minutos ou até que o queijo fique gratinado. Depois, é só se deliciar!
https://www.youtube.com/watch?v=xA_-ATGhSm8
Escondidinhos diferentes para fazer em casa e surpreender todo mundo
Veja mais:
7 receitas com coxão duro: o corte perfeito para fazer carne de panela que desmancha na boca