• Entrar
  • Cadastrar
Faça ISSO na sua air fryer para não ter mais fumaça ao preparar alimentos gordurosos na fritadeira elétrica

Colocando um ingrediente comum na air fryer você evita que a sua cozinha seja tomada pela fumaça gordurosa

Nada de cozinha cheia de fumaça ao usar a air fryer com essas dicas (Créditos: Shutterstock)

Você muito provavelmente comprou uma air fryer para fritar alimentos sem precisar imergi-los em uma panela de óleo quente que, além de deixar os alimentos nada saudáveis, também enche as portas dos armários da cozinha de gordura. Então podemos imaginar a surpresa de colocar um alimento no aparelho e, minutos depois, ver uma fumaça branca saindo dela. É um susto e tanto, ainda mais quando sentimos o cheiro de gordura junto. Felizmente você não precisa se preocupar. Não é um defeito do aparelho e sim um detalhe natural do cozimento que pode ser consertado usando um truque muito fácil. Descubra no TudoGostoso o que fazer para diminuir a fumaça da air fryer.

Por que sai fumaça da air fryer com alguns alimentos?

Quando começa a sair fumaça da air fryer, é preciso ver o que está dentro para investigar o motivo. Se for um alimento muito úmido, o mais provável é que a fumaça seja simplesmente o vapor da água. A fumaça é esbranquiçada mas dificilmente tem gordura, então gera pouca preocupação. A fumaça que a maioria das pessoas quer evitar é aquela causada pela gordura.

Mesmo que não seja uma panela de óleo, a maioria das receitas de air fryer pede por algum óleo para ficar crocante, como a batata na air fryer. E cada um deles tem um ponto de fumaça, ou seja, quando ela evapora. O ponto de fumaça do azeite é de 210ºC. O óleo de abacate pode chegar a 300ºC sem gerar fumaça. O óleo de coco cria fumaça a menos de 180ºC e a manteiga, que também é uma gordura, faz o mesmo a meros 120ºC. Se quiser evitar a fumaça, escolha óleos que precisem de temperaturas mais elevadas para evaporar, especialmente em receitas que pedem por mais de 200ºC no cozimento.

O problema é que não podemos esquecer que alguns alimentos possuem gordura por si só, especialmente carnes. E essa gordura também pode evaporar, especialmente quando ela escorre do alimento e cai diretamente no recipiente de metal. O cesto da air fryer pode acabar mais quente que o alimento e o contato entre a gordura e o material aquecido pode gerar uma fumaça bem gordurosa instantaneamente. E é esse problema mais difícil de lidar.

Qual o truque para reduzir a fumaça da air fryer?

Para não precisar desistir de fritar bacon ou fazer um churrasco na air fryer com medo dessa gordura problemática, tem um truque que você pode utilizar. Basta colocar uma fina camada de água no fundo da gaveta da air fryer. É apenas uma pequena quantidade, o suficiente para cobrir o fundo. Assim, caso alguma gordura ou outro resíduo caia da comida, ela entrará em contato com a água antes do material. Como a comida fica afastada, na grade acima da gaveta, ela não vai ser afetada pela água. Ainda é possível que a air fryer libere fumaça com esse truque, mas muito provavelmente será da água evaporando, que é bem menos problemática.

De quebra, isso facilita a limpar e evitar uma outra fumaça problemática: a de resquícios de comida “velha” grudadas na gaveta. Mesmo quando parece pouco, deixar restos de comida vai fazer com que eles esquentem toda vez que usar a máquina, subindo um cheiro desagradável de queimado que pode até afetar a comida. Por isso é sempre importante limpar a air fryer após usar e ter essa camada de água vai facilitar remover esse problema antes que esfrie e seque.

Mas atenção: se a fumaça tiver cheiro de borracha ou plástico queimado e cor diferente do branco, como preto, é sinal de alerta. Se for seguro, desligue o aparelho imediatamente, após esfriar, investigue se tem algum componente visivelmente estragado no cesto. Caso não encontre, leve a uma assistência técnica para descobrir o problema e saber se tem conserto ou não.

Veja mais:
Pode usar carvão na airfryer? Descubra se o material deve ficar longe da fritadeira
Como escolher a air fryer ideal pra você e sua cozinha: com essas dicas vai ficar fácil
PROIBIDO: 4 coisas que você nunca deve fazer com a sua airfryer

Temas relacionados