Airfryer ou micro-ondas? Quem tem esses dois aparelhos em casa já deve ter se perguntado qual escolher na hora de fazer alguma receita. Muito além do resultado do prato, também há preocupação sobre o gasto de energia. Hoje em dia toda economia é bem-vinda, por isso, decidimos procurar um expert no assunto! Marco Souto (@maisqueeficiencia), especialista em eficiência energética e redução de contas, explica a seguir o que gasta mais energia, airfryer ou micro-ondas, e dá dicas para usar os aparelhos do jeito certo. Confira!
Airfryer e micro-ondas: especialista explica como economizar na luz usando os aparelhos
O que gasta mais energia, airfryer ou micro-ondas?
Pode não parecer, mas os dois aparelhos têm um gasto muito parecido. Segundo Marco, o segredo para economizar é sempre priorizar o preparo que vai durar menos tempo. Afinal, quanto maior o período de funcionamento, mais luz você vai gastar.
“O microondas é um aparelho que muita gente acha que gasta bastante energia, mas na verdade é um dos mais eficientes na cozinha. Você gasta pouco para gerar um grande resultado. Em dois minutos você já esquenta sua comida, em três se você quiser um prato bem quente. O consumo com a airfryer é quase o mesmo, mas na airfryer você gastaria mais tempo para esquentar comida, por exemplo, cinco a dez minutos, então o gasto já seria maior”, explica o especialista.
De forma geral, você pode seguir a seguinte regra: vai fazer uma receita que precisa de cinco minutos no micro-ondas e 10 na airfryer? Escolha o primeiro. O prato fica pronto em 15 minutos na airfryer e 20 no micro-ondas? Prefira a primeira opção. Com o tempo de uso você vai calculando melhor esse tempo e tomando decisões mais acertadas.
Escolha o aparelho do tamanho certo
Outra dica importante é saber dimensionar o tamanho do aparelho que é ideal para você e sua família. Se você mora sozinho, não há necessidade de comprar as maiores opções de airfryer ou micro-ondas do mercado. Aparelhos com volume maior também gastam mais energia.
“De forma geral, o gasto de energia nos eletrodomésticos está mais ligado ao tamanho do que a potência. Se sua família é pequena, não precisa de um aparelho enorme. Além disso, fique sempre de olho no selo Procel e dê preferência para aparelhos com classificação A. Hoje em dia já existem opções com etiqueta A +++, ou seja: 30% mais econômico do que um item A comum. São as melhores escolhas para economizar”, destaca Marco.
Evite deixar os aparelhos em stand by
Outra dica importante para economizar é evitar deixar os aparelhos na tomada quando não estão em uso. Eletros como o micro-ondas entram num modo chamado stand by e continuam gastando energia.
“O micro-ondas pode gastar R$ 5 por mês no stand by. Por isso, depois de usar, vale tirar o aparelho da tomada para evitar um aumento desnecessário na conta de luz”, alerta Marco.
Veja mais
Almoço sem fogão: 18 receitas para não ficar na cozinha nos dias quentes
Como fazer vela infinita: jeito fácil de economizar e ainda decorar a casa!