
Aprenda o que fazer para a sua conta de luz não aumentar durante o inverno com o chuveiro elétrico (Créditos: Canva)
No auge do verão, o item que mais consome energia é o ar-condicionado. Quando as temperaturas começam a ficar mais amenas, a gente sente um pequeno respiro na conta de luz, mas que não dura muito quando começa o frio mais intenso. Afinal, a conta de energia começa a subir de novo por causa do chuveiro elétrico, o vilão do inverno. Mas o que fazer durante os períodos de bandeira vermelha para economizar na conta de luz na hora de tomar banho quente?
Como economizar na conta de luz durante o inverno com o uso de chuveiros elétricos
Em uma entrevista com Paulo Darski, professor do departamento de Engenharia Elétrica da UERJ feita pelo jornal O Dia, o especialista revela alguns pontos que podem auxiliar na diminuição da conta de luz. Confira abaixo!
Uso do chuveiro no modo verão
Dê preferência para utilizar o modo verão no chuveiro, já que isso pode resultar em até 30% de economia em relação ao modo inverno. Para que isso funcione, é recomendado tomar banho nos horários mais quentes do dia, pois facilita o uso de temperaturas mais amenas. Vale ressaltar que o uso consciente contribui tanto para o conforto quanto para a redução no consumo de energia.
Duração e horário do banho
É muito provável que você já tenha uma noção sobre isso, mas reduzir o tempo do banho para até 10 minutos é essencial para economizar energia. Além disso, uma dica do professor é evitar o uso do chuveiro entre 18h e 22h, período de maior demanda, porque ajuda a não sobrecarregar o sistema elétrico.
Tipo de chuveiro
O chuveiro eletrônico é um modelo diferente de chuveiro elétrico que permite um controle mais preciso da temperatura, oferecendo mais eficiência energética. Ele funciona com vários níveis de ajuste, saindo do mais comum verão, inverno e desligado. Isso permite que você faça um uso mais adaptado às suas preferências.
A desvantagem é que os chuveiros eletrônicos podem ser um pouco mais caros, mas se você tiver como juntar um pouquinho para comprar, pode valer a pena ao longo do tempo.
Voltagem do chuveiro
Outro detalhe muito importante que algumas pessoas não sabem é que aparelhos elétricos que operam com 220v são mais eficientes, pois apresentam menor perda de energia nos cabos.
É melhor ter chuveiro elétrico ou à gás?
Sem dúvidas, a maior parte dos brasileiros faz uso de chuveiro elétrico porque é mais fácil e mais barato de instalar. No entanto, a dúvida sempre surge se é mais vantajoso ter chuveiro elétrico ou à gás.
O chuveiro a gás costuma ter um custo inicial mais alto, porém oferece gastos mensais menores ao longo do tempo. Já o chuveiro elétrico é de instalação simples e imediata, sendo mais indicado para casas com apenas um banheiro completo, por exemplo. Em residências com mais de um banheiro, o sistema a gás pode ser mais vantajoso a longo prazo.
Veja mais:
Nem a geladeira, nem o forno elétrico: esse aparelho parece inocente, mas ele pode pesar na conta de luz mais do que você imagina