• Entrar
  • Cadastrar
A Light não quer que você saiba, mas essas medidas simples vão reduzir o aumento da sua conta de luz mesmo após a ativação da bandeira vermelha
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Com a ativação da bandeira vermelha, a conta de luz fica mais cara e acaba pesando no bolso. Pensando nisso, separamos algumas medidas simples que para reduzir consumo de luz e economizar na fatura. 

A Light não quer que você saiba, mas essas medidas simples vão reduzir o aumento da sua conta de luz mesmo após a ativação da bandeira vermelha

Essas medidas podem ajudar a manter sua conta de luz mais baixa, mesmo em tempos de tarifas elevadas. (créditos: Shutterstock)

Devido a seca que reduziu o nível dos reservatórios, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o aumento da tarifa de energia para a bandeira vermelha nível 2. Por isso, prepare-se para ficar com a conta de luz mais cara nos próximos meses. Para complicar ainda mais a situação, o verão está batendo na porta, o que significa que passaremos a usar mais aparelhos como ventilador e ar-condicionado. Portanto, o gasto de energia vai pesar no bolso, não tem para onde fugir.

Se você não quer sofrer com conta caríssimas, o jeito é dar uma economizada no uso dos aparelhos eletrodomésticos, principalmente aqueles que mais consomem energia. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para gastar menos luz no dia a dia e manter a fatura sob controle.

Como gastar menos energia durante o período de bandeira 2?

Os eletrodomésticos que mais gastam energia são a geladeira, máquina de lavar, micro-ondas, chuveiro elétrico, ar-condicionado, ventiladores e forno elétrico. Para o valor da conta de luz não ser tão assustador, o único jeito é controlar o consumo e, se possível, reduzir o tempo de uso desses aparelhos.

O chuveiro elétrico, por exemplo, requer alta potência para aquecer a água. Para ajudar na economia, procure não tomar banhos longos ou dê preferência a banhos na água em temperatura ambiente. Sempre que for se ensaboar ou lavar o cabelo, feche o registro. Assim, você reduz o consumo de energia e ainda evita o desperdício de água.

Agora, um dos maiores inimigos da conta de luz: o ar-condicionado. O aparelho contribui muito para o aumento da fatura de energia elétrica, por isso, o recomendável é não usá-lo por longos períodos. Procure deixar a temperatura entre 23ºC e 25ºC - quanto mais frio, maior o gasto de energia - e mantenha as janelas totalmente fechadas enquanto o eletrodoméstico estiver ligado. A entrada de ar quente exige que o motor trabalhe mais, consequentemente, maior o consumo energético.

Evite abrir a porta da geladeira toda hora

A geladeira está no time dos aparelhos que mais gastam energia. A estimativa é que o gasto mesal fique entre 30kWh e 70 kWh/mês. No entanto, ao contrário de outros eletrodomésticos, ela precisa ficar ligada 24 horas por dia. Mas isso não significa que seja impossível economizar o seu consumo de eletricidade. O primeiro passo é sempre optar por um modelo com o selo Procel, que indica boa eficiência energética.

Outra dica importante para reduzir o consumo de energia é não abrir a geladeira toda hora. Essa prática faz com que o ar quente entre no interior do aparelho, forçando o compressor a trabalhar mais para manter a temperatura interna refrigerada. E quando for abrir a porta para pegar algum alimento ou bebida, feche logo em seguida.

Por fim, não use a refrigeração máxima da geladeira. Um erro muito comum é colocar a temperatura do aparelho no máximo acreditando que isso ajuda a gelar mais. Realmente, a geladeira fica bem mais fria, porém, o consumo de energia é ainda maior. Só aumente a temperatura se a sua geladeira estiver cheia ou você precisar gelar um alimento ou bebida mais rápido.

Acumule peças para lavar as roupas em um único dia na semana

A máquina de lavar pode gastar bastante energia dependendo da frequência de uso e ciclo de lavagem escolhido. O gasto médio do aparelho fica em torno de 0,35 kWh, mas o valor pode variar de acordo com o tamanho, modelo e potência. Uma das melhores formas de reduzir o consumo de energia é utilizá-la uma vez na semana ou a cada 15 dias. Por isso, procure juntar as peças e lavá-las todas juntas em um dia específico.

Outra opção é escolher ciclos de lavagem rápido para as peças que não estejam muito sujas. Evite ao máximo usar água quente, pois esse recurso exige maior consumo energético, contribuindo para o aumento na conta de luz.

A mesma regra vale para o ferro de passar roupa. O gasto energético do aparelho também costuma ser bastante alto já que ele gera bastante calor. Para economizar energia, reúna o maior número de peças para passar de uma vez e desligue o ferro quando ele estiver bem quente. Embora esteja fora da tomada, o calor residual do ferro consegue passar roupas com tecidos leves ou que não tenham muitos vincos.

Procure saber os horários de tarifa branca

Mesmo com a bandeira vermelha, determinados horários do dia podem ser enquadrados na tarifa branca. Essa faixa de cobrança costuma ficar disponível em horários fora do pico de consumo em dias úteis e nos finais de semana. Por isso, uma boa estratégia para economizar no valor pago na conta é realizar algumas atividades como lavar ou passar roupa nesses períodos de tarifa branca. Os horários de tarifa branca são definidos anualmente pela Aneel e podem variar de acordo com cada distribuidora de energia do país.

Veja também:

É assim que você descobre se um eletrodoméstico está fazendo com que a conta de luz suba muito, evite surpresas desagradáveis!

Temas relacionados