• Entrar
  • Cadastrar
Conta de luz mais cara em outubro: como economizar com ar-condicionado sem sofrer com calor? Essas dicas vão salvar o seu bolso!

Tarifa passará para bandeira vermelha 2 em outubro e aumento da conta será de quase 10%

Conta de luz mais cara em outubro: como economizar com ar-condicionado sem sofrer com calor? Essas dicas vão salvar o seu bolso!

Com essas dicas do TudoGostoso, você vai conseguir economizar energia ao usar o ar-condicionado sem sofrer com o calor! 

Em outubro, a conta de luz estará mais cara com a tarifa na bandeira vermelha 2 em outubro, o nível mais alto da Aneel. Para evitar um aumento na sua conta ao final do mês, o TudoGostoso já ensinou várias dicas de como economizar energia, mas hoje nós vamos focar em como economizar energia com o ar-condicionado nesta época do ano, que promete ser muito quente.

Ar-condicionado gasta muita energia elétrica? Qual é o mais econômico?

Sim, o ar-condicionado é um dos eletrodomésticos que mais gasta energia, principalmente se for usado todo dia e por um longo período. Também interfere no valor da conta de energia, o tipo de ar-condicionado e a quantidade de BTUs. Quanto maior os BTUs, mais cara será a conta.

Atualmente, os ares-condicionados mais econômicos são aqueles com tecnologia Inverter ou Dual Inverter, com uma economia de até 60% quando comparados com outros modelos. Isso porque eles contam com um controle interno da temperatura do ambiente, ajudando na economia de energia. Apesar de serem mais caros na hora da compra, o aumento compensa no custo-benefício.

Modelos de ar-condicionado mais comum são os split e o de janela, e nessa briga, o split ganha no quesito economia de energia, chegando a 40% segundo os fabricantes. Ele também é mais silencioso.

Portanto, se você ainda não tem um ar-condicionado ou pretende trocar o que já tem, tente dar preferência para o split inverter.

Como diminuir a conta do ar-condicionado?

Existem várias dicas para você economizar conta de luz ao usar o ar-condicionado, mas é preciso ficar atento para que isso aconteça sem prejudicar o seu consumo.

Não fique ligando e desligando

Muita gente tem o hábito de ligar o ar, deixar o ambiente gelar, desligar em seguida e só religar dali 20 ou 30 minutos quando o ambiente esquentar novamente. Porém, essa escolha é péssima para a conta de luz e nada econômica.

Isso porque toda vez que ele dá partida no motor, ele gasta bastante energia; em conjunto, ele ainda precisa trabalhar em uma potência alta para diminuir a temperatura do cômodo. Quando você o mantém ligado, ele desarma quando chega na temperatura escolhida e só volta a armar quando essa temperatura sobe. Então, quando ele arma, ele precisa trabalhar bem menos para estabilizar a temperatura ambiente, o que impacta no consumo de energia elétrica.

Limpe o filtro

A limpeza do filtro não serve somente por motivo de saúde, sabia? Quando o filtro está muito sujo, com aquela camada de poeira, ele dificulta o funcionamento adequado do ar-condicionado. A sujeira atrapalha a passagem do ar que resfria o ambiente, fazendo com que o aparelho precise trabalhar mais, aumentando a conta de luz.

O ideal é limpar o filtro do ar-condicionado pelo menos uma vez por mês, principalmente se você usa todo dia. Uma limpeza mais completa do aparelho deve ser feita de forma preventiva a cada seis meses.

Não coloque nada na frente do ar-condicionado

Bloquear a saída de vento do ar-condicionado é uma das maneiras de fazer com que a conta de luz aumente. Isso porque o vento frio ficará “preso” e não será capaz de resfriar o ambiente de forma adequada, impactando o funcionamento do aparelho e a conta de luz. Não coloque cortinas ou armários na frente do ar-condicionado.

Use blecautes ou películas insulfilm

Se o ambiente em que está o seu ar-condicionado receber muita luz solar através de janelas ou portas, é essencial usar uma cortina que bloqueia 100% dos raios solares ou, caso você não goste, película insulfilm.

Os raios solares aumentam a temperatura do cômodo e forçam o ar-condicionado a gastar mais energia para atingir a temperatura que você deseja.

Seguindo essas dicas, você perceberá uma diminuição na sua conta de luz sem sofrer tanto.

Veja mais:

Mesmo quando desligado: esse é o eletrodoméstico que mais consome energia
"Consumo fantasma": esse é o aparelho que gasta mais energia se você o deixar na tomada direto. Saiba como economizar!

Temas relacionados