Muitas pessoas não têm o hábito de tirar os eletrodomésticos da tomada de noite ou depois de usá-los. Em alguns casos, isso faz sentido. Afinal, os alimentos dentro da geladeira estragariam se a desconectássemos de sua fonte de energia.
O problema é que existem situações em que essa linha de raciocínio não se sustenta. O micro-ondas, a chaleira elétrica e a televisão, por exemplo, não precisam ficar conectados na tomada o tempo inteiro. Inclusive, sem saber, você pode estar gastando muita energia!
Descubra qual é o aparelho que mais gasta energia em repouso se você o deixar na tomada direto e como economizar mais no TudoGostoso.
“Consumo fantasma”: qual é o pior aparelho?
A geladeira, claro, é o eletrodoméstico que gasta mais energia dentro de casa – manter a temperatura baixa para conservar os alimentos demanda um esforço técnico considerável do aparelho. Ou seja, ela está em uso 24 horas por dia, 7 dias por semana. A mesma lógica pode ser aplicada ao filtro de água, que usamos constantemente.
Só que alguns eletrodomésticos continuam consumindo energia mesmo que não estejam em uso. Segundo Sebastián Lira, doutor em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, esse tipo de gasto energético silencioso é conhecido como “consumo fantasma”. E, se você não tomar cuidado, pode perder bastante dinheiro com isso.
Talvez você fique surpreso com essa informação, mas a televisão é o eletrodoméstico que mais consome energia desligada ou em stand-by. Em particular, a Smart TV, que chega a consumir até 5% da energia que consumiria se estivesse ligada.
O gasto ocorre, principalmente, por causa de atualizações de aplicativos e do próprio sistema, em segundo plano, e da conexão com a internet.
Como economizar energia?
Tirar o aparelho da tomada quando não está em uso é a melhor forma de evitar esse gasto. Mas não é muito prático se você assiste TV todos os dias.
Ainda assim, você também pode desligar a televisão sempre que ela não estiver em uso ao invés de deixá-la no stand-by, diminuir o brilho da tela ou ver se o dispositivo tem um modo de economia.
Veja mais!
Há dois anos, comprei minha primeira airfryer. Gostaria que alguém tivesse me dito que eu também precisava desses acessórios
12 estratégias para economizar nas compras de mercado e reduzir os gastos