Como saber se um eletrodoméstico está gastando muita energia? Se a sua conta de luz está acima do esperado, é hora de checar se alguns equipamentos que você mantém na tomada não estão puxando energia extra.
Alguns fatores podem influenciar o aumento do consumo elétrico. Descobrir quais são eles é uma boa chance para reduzir os custos e economizar.
Ao identificar o problema o quanto antes, você vai evitar aquela sensação de pânico quando for surpreendida com a fatura mensal.
Preste atenção nos sinais de alto consumo de energia
Fique atenta aos primeiros sinais de que um equipamento pode estar aumentando a sua conta de luz. Ao perceber um aumento repentino e significativo na sua conta de luz, tenha certeza de que há algo de errado.
Caso não tenha tido mudança na rotina e no uso de mais aparelhos, certamente um ou mais eletrodomésticos estão consumindo mais energia que o habitual.
1. Aparelhos antigos:
Aparelhos mais antigos costumam ser menos eficientes em termos energéticos se comparados aos modelos mais recentes. Uma geladeira fabricada há 10 anos, por exemplo, pode consumir até 40% mais energia do que uma com tecnologia moderna e certificações de eficiência energética.
Eletrodomésticos com muito tempo de uso também podem começar a apresentar falhas, e isso contribui para que trabalhem mais do que o necessário para cumprirem as suas funções.
Por isso, confira a etiqueta energética dos eletrodomésticos. Se um equipamento tiver uma classificação baixa, significa que está consumindo mais energia para cumprir suas tarefas.
Uma boa estratégia é realizar a troca desses equipamentos por versões mais eficientes: comprar um eletrodoméstico novo pode parecer um gasto fora de hora, mas o resultado será a redução significativa do custo da sua conta de luz no longo prazo.
2. Seu aparelho está fazendo muito ruído?
Se o seu eletrodoméstico está com um ruído incomum e com o funcionamento irregular, esses fatores podem ser suficientes para aumentar a sua conta de luz. É possível que o aparelho exija mais energia para compensar falhas internas.
O ar-condicionado é um bom exemplo. Se ele não está resfriando adequadamente, possivelmente está funcionando por mais tempo do que o necessário. Ou seja, consumindo mais energia para alcançar a temperatura desejada.
3. Faça a manutenção adequada dos aparelhos domésticos
Uma manutenção inadequada dos aparelhos pode contribuir para o aumento no seu consumo de energia. Filtros sujos, peças desgastadas e até falta de limpeza em aparelhos como ar-condicionado, máquinas de lavar ou aspiradores de pó podem forçar os equipamentos a trabalharem mais.
Por isso você deve realizar manutenções periódicas nos seus aparelhos para garantir o seu correto funcionamento e evitar impactos na conta de luz.
4. Uso excessivo ou incorreto dos eletrodomésticos
Exagerar no uso do eletrodoméstico, ou usá-lo incorretamente, é outro fator determinante para o aumento do consumo de energia.
Ao deixar televisores, computadores ou sistemas de entretenimento ligados quando não estão em uso é uma prática comum, mas que contribui para aumentar os custos.
Também é essencial evitar sobrecarregar o uso de aparelhos simultaneamente, como a máquina de lavar roupas ou a lava-louças, por exemplo.
Aproveite essas orientações para ter mais atenção na sua rotina doméstica e evita consumos desnecessários de energia. Essa é uma boa oportunidade para reduzir custos com conta de luz.
Veja mais!
O eletrodoméstico que deve ser desconectado da tomada após o uso para evitar incêndios na cozinha
Há 3 anos a minha geladeira estala e eu não sabia que esse era o motivo, ainda bem que o técnico me explicou quando veio aqui em casa