
Aprenda como economizar energia na hora de cozinhar, lavar roupa e limpar a casa (Créditos: Canva)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira vermelha continuará ativa nas contas de luz durante o mês de julho. O motivo? A queda no volume de chuvas e a menor geração de energia pelas hidrelétricas. Isso significa que sua conta vai vir mais alta: R$4,46 a mais a cada 100 kWh consumidos. Diante disso, a ordem é economizar energia! Mas não precisa se desesperar, porque o TudoGostoso separou algumas dicas para você economizar luz na hora de fazer as tarefas da casa. Confira!
Como evitar que a conta de luz suba durante a bandeira vermelha sem afetar as tarefas?
Diminua o tempo no chuveiro
O chuveiro elétrico é um dos campeões em gasto de energia. Evite banhos longos, desligue a água ao se ensaboar e, se puder, tome banho em temperatura ambiente. Seu bolso agradece e o meio ambiente também!
Use o ar-condicionado e aquecedor com consciência
Esses são grandes vilões da conta de luz! Como estamos no inverno, é difícil que você necessite ligar o ar-condicionado, mas dependendo da região em que você mora, pode ser necessário ligar o aquecedor. Antes de tomar essa decisão, veja se é viável utilizar roupas mais quentes e cobertores mais pesados para dormir. Isso já ajudará na conta de luz!
Mesmo no inverno, caso você more em uma região do Brasil onde a temperatura não caia muito e siga abafado, lembre-se que ajustar a temperatura do ar-condicionado para cerca de 23º C já ajuda a diminuir os impactos na conta de luz. Além disso, manter o filtro limpo evita forçar o motor e, consequentemente, aumentar o gasto de energia.
Geladeira: faça manutenção e abra só o necessário
A geladeira precisa funcionar o tempo todo, mas dá pra usar com mais inteligência. Evite abrir a porta a todo momento e não use a potência máxima sem necessidade, isso só aumenta o consumo. Modelos com selo Procel também ajudam a economizar bastante. Outro detalhe importante é verificar se a borracha da geladeira está vedando corretamente; caso não esteja, isso também pode impactar a sua conta de luz no final do mês.
Faça quantidades de comida maiores de uma só vez
Evita usar a airfryer e o forninho elétrico para fazer pequenas receitas, tente sempre otimizar o tempo que eles estarão ligados para preparar mais de um prato ou quantidades que irão durar mais do que uma refeição!
Retire os eletrodomésticos da tomada
Eletrodomésticos como micro-ondas, airfryer, cafeteira, liquidificador podem e devem ficar fora da tomada quando não estão em uso. Muitos possuem modo standby que consome energia. Sabe aquele display do micro-ondas com a hora? Pois é, ele gasta energia para acender! Por mais que seja pouco, quando se acumula à vários outros eletroeletrônicos da casa, tirá-los da tomada pode fazer diferença.
Lave roupas com menos frequência
A dica aqui é simples: acumule as roupas e lave tudo de uma vez, de preferência usando os modos rápidos da máquina. Nada de usar água quente sem necessidade. E se for passar roupa, aproveite para passar tudo de uma vez só, enquanto o ferro ainda está quente.
Aproveite os horários de tarifa branca
Você sabia que existem horários em que a energia é mais barata? É a chamada tarifa branca, que vale para dias úteis fora do horário de pico e também aos finais de semana. Verifique com a distribuidora da sua região quais são os horários disponíveis e tente usar eletrodomésticos pesados nesse período.
Com pequenas mudanças na rotina, dá pra economizar bastante e passar por esse período de bandeira vermelha sem grandes sustos na conta de luz!
Veja mais:
Casa quentinha no inverno: truques para fugir do frio sem pesar na conta de luz (o seu bolso agradece!)