
Se a sua conta de luz está vindo muito alta, a culpa pode ser desse aparelho. (créditos: Shutterstock)
Com o fim do inverno e início da primavera, as temperaturas começam a subir e o clima fica mais quente. Para aguentar os dias de calor, o uso do ventilador ou ar-condicionado aumenta bastante e, consequentemente, a conta de luz também. Mas se você acha que esses dois aparelhos são os únicos responsáveis pelo preço das faturas no final do mês, está muito enganado. Existe um outro eletrodoméstico muito comum na casa dos brasileiros que consome ainda mais energia no dia a dia - inclusive quando está desligado.
Mas existe um jeito muito simples de reduzir o consumo deste aparelho. E se você seguir essa dica, pode ter certeza que a sua conta vai ficar bem mais barata.
Televisão pode significar 20% do preço da sua conta de luz
Entre todos os eletrodomésticos em casa, o que mais contribui para o consumo de eletricidade, é a televisão, mesmo quando ela está desligada. Isso porque a maioria das pessoas apenas desliga a tela do aparelho, mas mantém a tomada conectada na corrente elétrica. Nesse caso, a televisão não está realmente desligada, mas em modo de espera e continua consumindo energia.
Segundo os especialistas, estima-se que esse consumo contínuo pode ter um impacto significativo na conta de luz, chegando a representar entre 10% a 20% do total mensal. A situação fica ainda mais complicada quando se trata das Smart TV. Esses modelos consomem mais energia por estarem constantemente conectados à internet, mesmo modo standby. Este cenário faz com que a televisão seja responsável por um aumento significativo na conta de eletricidade de uma casa.
Como reduzir o consumo de energia elétrica da televisão
Para reduzir o consumo de energia enquanto a televisão está em modo de espera, basta retirar a tomada da corrente elétrica quando o aparelho não for utilizado, principalmente se você não for ligar durante um longo período de tempo. Assim, é possível reduzir significativamente o consumo energético e, consequentemente, o valor da conta de luz.
O mesmo vale para outros aparelhos que não precisam de funcionamento constante, como micro-ondas, cafeteiras, ventiladores, computadores, consoles de jogos eletrônicos, entre outros.
Veja mais:
Clima seco e racionamento de água: essas são as dicas para economizar sem prejudicar a saúde
Se você tem algum desses aparelhos conectado a um filtro de linha, o risco de incêndio na sua casa já está acontecendo