Já pensou ser pego no teste do bafômetro porque comeu um sanduíche no café da manhã? Apesar de parecer absurdo, esse cenário pode realmente acontecer, de acordo com um novo estudo que mostra álcool em pão de forma de diversas marcas populares, em quantidade bem alta.
O estudo foi publicado pela Associação de Defesa do Consumidor (Proteste), no qual lista marcas de pão de forma muito populares que contêm alto teor alcoólico: Pullman, Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold sem glúten, Wickbold leve, Panco, Seven Boys, Wickbold e Plusvita. Três dessas marcas possuem uma quantidade de álcool tão alta que você poderia ser flagrado por embriaguez durante um teste do bafômetro.
Além disso, de acordo com os pesquisadores, seis tipos poderiam ser classificados como alimentos alcoólicos, se essa categoria existisse. Vale ressaltar que a legislação brasileira exige que bebidas com teor alcoólico maior que 0,5% estejam classificadas como tais.
Qual a quantidade de álcool encontrada nos pães de forma?
A quantidade de álcool encontrada nos pães de forma varia de acordo com a marca, a maior sendo a Visconti e a menor sendo a Pulmann. Confira a lista:
- Bauducco: 1,17
- Visconti: 3,37
- Panco: 0,51
- Plus Vita: 0,16
- Seven Boys: 0,50
- Wickbold 5 zeros: 0,89
- Wickbold leve: 0,52
- Wickbold SG: 0,66
- Wickbold: 0,35
- Pulmann: 0,05
Por que o pão de forma contém álcool?
Muita gente não deve saber, mas o álcool é um produto comum na fabricação dos pães por causa da fermentação. Normalmente, esse álcool produzido quando a massa ainda está crua evapora na hora em que o pão é assado. Porém, segundo o estudo da Proteste, o teor alcoólico elevado está nos antimofos que as empresas utilizam para conservar o pão por mais tempo.
Ainda segundo eles, cerca de 10% da produção de pães no Brasil é perdida por causa do mofo. Por causa disso, as empresas usam um tipo de antimofo que é diluído em álcool para tentar aumentar o prazo de validade dos produtos. A questão é que existe uma quantidade limitada para isso, de forma que o álcool presente no conservante evaporaria até chegar à mesa do consumidor final, não oferecendo riscos à saúde das pessoas.
Porém, como a pesquisa mostra, não é isso que está acontecendo, e não há um aviso ao consumidor. A Associação ainda faz um alerta que crianças e gestantes podem estar consumindo álcool, por exemplo, sem saber, apenas por comer pão.
Posso ser pego no bafômetro por causa do pão de forma?
O estudo também analisou que é possível ser pego no bafômetro caso você consuma duas fatias de pão de forma das marcas Visconti, Bauducco e Wickbold 5 zeros. Segundo a legislação, uma infração gravíssima acontece quando o resultado fica entre 0,05mg/l e 0,33mg/l e, acima disso, é considerado crime de trânsito.
A quantidade de álcool em uma porção de duas fatias de pão pode chegar a 1,69 (Visconti). Enquanto a Bauducco ficou com 0,59 e a Wickbold 5 zeros com 0,45.
Marcas de pão de forma com álcool se pronunciam sobre o estudo da Proteste
As marcas se pronunciaram e abaixo você confere o que elas disseram, em nota ao g1:
Bauducco e Visconti
A Pandurata Alimentos, responsável pela fabricação dos produtos Bauducco e Visconti, esclarece que adota rigorosos padrões de segurança alimentar em todo seu processo produtivo e na cadeia de fornecimento. A empresa possui a certificação BRCGS (British Retail Consortium Global Standard), reconhecida como referência global em boas práticas na indústria alimentícia, e segue toda a legislação e regulamentações vigentes.
Panco
A Panco é uma empresa com mais de 70 anos de presença no mercado brasileiro e que sempre teve sua atuação pautada pela conduta ética e compromisso com a qualidade de seus produtos, bem como com a saúde e segurança de todos os seus públicos.
A companhia atesta a adoção de práticas totalmente alinhadas aos mais rigorosos padrões de mercado e o cumprimento de todas as normas e legislações específicas vigentes para a produção de alimentos. Para assegurar esses padrões, a companhia possui rígidos controles de qualidade (internos e envolvendo fornecedores externos), além de estabelecer mecanismos criteriosos de homologação de seus fornecedores de matérias-primas.
A respeito do estudo da Proteste, a Panco informa que não foi notificada em nenhum momento pela responsável pelo levantamento, desconhecendo, portanto, sua metodologia. Além disso, esclarece que não utiliza etanol na fabricação do pão, mas que ele pode resultar do processo de fermentação, sendo que os resíduos não intencionais são aceitos pelas normas e legislações vigentes.
A empresa reitera o seu compromisso com a qualidade de seus produtos e está empenhada em realizar análises complementares para entender os pontos levantados e avaliar a necessidade de eventuais adaptações em seus processos.
A Panco também esclarece que seus produtos chegam, nas grandes lojas, até no máximo 48 horas depois de produzidos, garantindo a maciez, frescor e sabor que os consumidores merecem.
Wickbold
O Grupo Wickbold, que detém a marca de mesmo nome e a Seven Boys, reforça que todas as receitas de produtos, assim como todas as áreas da empresa, seguem protocolos de segurança e qualidade, com o mais alto teor de controle, bem como cumpre toda a legislação vigente, dentro dos parâmetros impostos pelas normas estabelecidas. Como a fabricante não foi notificada sobre o referido estudo e a metodologia utilizada, não é possível qualquer manifestação sobre ele. Contudo, após ter acesso ao mesmo e a metodologia empregada, poderá prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários, confirmando o legado de ética, transparência e respeito às pessoas que mantém há 86 anos.
Veja mais:
Bêbado sem beber? Síndrome rara e misteriosa gera sintomas de intoxicação alcoólica no corpo sem o consumo de bebidas alcoólicas; entenda como isso acontece