• Entrar
  • Cadastrar
O que é isso no meu ovo? Entenda se gosminha branca tem relação com salmonela ou validade do alimento

A parte branca do ovo que parece uma gosma é a gala? Ela pode fazer mal à saúde? Entenda de uma vez por todas e afaste esses mitos!

Parte branca do ovo se chama calaza ou chalaza. Entenda sua função! (Foto: Shutterstock)

Apesar de ser um dos alimentos mais acessíveis, saborosos e nutritivos da cozinha, o ovo é também é cercado de mitos e dúvidas sobre seu consumo. Um dos mais comuns está relacionado àquela partezinha branca que você já pode ter visto bem perto da gema, semelhante a uma gosma e com formato irregular.

Há quem acredite que trata-se da gala do ovo, de um embrião não fecundado, de sêmen de galo ou mesmo de um agente patógeno capaz de transmitir doenças, como a salmonela, muito associada a este alimento. Mas não é nada disso.

“Essa substância é conhecida como calaza, é formada pelo acúmulo de albumina, que é proteína do ovo”, explicou o biólogo Samuel Cunha, mestre em parasitologia e formado há mais de dez anos pela Universidade Federal de Pelotas e há mais de oito anos youtuber no canal Biologia com Samuel.

Qual é a função da calaza do ovo?

Também conhecida como chalaza, essa parte funciona como espécie de âncora e não tem nenhuma relação com salmonela ou qualquer outro agente patógeno. “Ela serve para dar sustentação para a gema do ovo, mantendo ela mais ou menos na região central e impedindo que a gema bata nas laterais do ovo”, indicou Samuel.

"Quando você quebra um ovo e encontra essa estrutura, não é sêmen de galo, não é embrião… Muito pelo contrário: a calaza indica que o ovo está fresquinho", explicou o biólogo.

Então é melhor tirar ou deixar essa estrutura depois que o ovo está quebrado? Pelo aspecto nutricional, a calaza é uma estrutura complementar ao restante do ovo, o que significa que ela traz tantas proteínas e nutrientes quanto as demais partes deste super alimento. Dessa forma, ao tirá-la, o valor nutritivo total do ovo também se perde parcialmente.

Calaza dá cheiro ruim ao ovo?

Outra dúvida bem comum relacionada à calaza é a de que ela é capaz de causar um odor ruim ao ovo. Mas trata-se de outro engano: a película que envolve a gema que pode trazer esse cheiro forte.

Então pode consumir a calaza normalmente, sem retirar antes do preparo; caso o cheiro te incomode, basta peneirar a gema e a película sairá. Sabia da importância dessa parte pouco conhecida do ovo? No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre esse ingrediente.

Veja mais:

- Ovo vermelho é mais caro? Entenda o porquê e saiba se vale a pena investir;

- A cor da gema do ovo muda os benefícios do alimento? Descubra se o tom do amarelo faz diferença!

- O truque de chef para fazer os melhores ovos fritos: o segredo está na casca

Temas relacionados