Higienizar os alimentos como frutas, verduras e legumes se tornou uma grande prioridade nos últimos anos por conta da Covid-19. O procedimento serve para remover sujeiras, restos de terra e limpar a superfície dos alimentos de micro-organismos e parasitas; por isso, ele sempre deve ser feito, independente de pandemia. Porém, é necessário saber como fazer da forma adequada para não prejudicar a saúde. Recentemente, a modelo e bailarina Mirella Santos viralizou nas redes sociais por lavar uva com sabão, o que gerou o debate se esse método é válido. Para tirar a dúvida de todo mundo, o TudoGostoso vai contar se pode lavar fruta com sabão e quais as maneiras certas de higienizar esses alimentos. Confira!
Pode lavar fruta com sabão?
As informações são bastante divergentes. Alguns cientistas afirmam que é a primeira etapa do processo de higienização, enquanto outros falam que frutas não devem ser lavadas com sabão ou qualquer outro produto químico por serem permeáveis; ou seja, elas absorvem essas substâncias.
Dito isso, a informação presente no site do Ministério da Saúde brasileiro é de que as frutas devem, sim, ser higienizadas com água sanitária pura (sem alvejante e sem perfume) para remover impurezas, micróbios e parasitas que possam estar contaminando o seu alimento. Eles ainda explicam como fazer todo o processo: primeiro, lave as frutas em água corrente e depois coloque de molho na solução de água sanitária com água, usando a proporção de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água*. Deixe por 15 minutos e finalize lavando muito bem em água corrente.
*A quantidade de água sanitária para cada litro irá depender da porcentagem de hipoclorito de sódio presente no produto que você adquiriu. Se tiver 1% de hipoclorito de sódio, dilua 2 colheres (sopa) na água. Se tiver 2,5% de hipoclorito de sódio, dilua apenas 1 colher (sopa). Por isso, é essencial conferir as informações do fabricante.
Outra informação importante é que algumas frutas absorvem mais água que outras e, por isso, devem ser higienizadas apenas se o consumo for imediato; é o caso da maçã e da pera. Higienizar antes de guardar pode acelerar o processo de deterioração da fruta.
Veja mais:
Erro GRAVE: pare agora mesmo de higienizar frutas e legumes com o vinagre
Cuidado com as bactérias! Veja como higienizar a pia após manusear frango e evite a contaminação