A natureza está sempre surpreendendo com suas riquezas: sejam em frutas, legumes ou verduras, existem os mais variadores sabores, texturas e odores. A preferência por cada ingrediente varia de acordo com cada pessoa: um bom exemplo é o coentro, que tem muitos fãs e também muitos haters! Ele tem um odor e sabor peculiares, que não agradam a todos. Mas se estamos falamos de odor, precisamos falar da durian, uma fruta conhecida por ter o odor mais estranho do mundo. Muito consumida no leste asiático, essa fruta gera muita polêmica. Descubra mais sobre a estranha durian e as suas características!
Durian: a fruta com os odores mais estranhos que existem
Durian
A durian é fruto da árvore do gênero Durio, pertencente à família Malvaceae. Encontrada na Indonésia e Malásia, são necessários pelo menos 5 anos para que os frutos da árvore possam ser colhidos. As características mais surpreendentes dessa fruta são o seu odor e sabor extremamente peculiares. Dizem que o cheiro forte é capaz de atravessar até mesmo as paredes do ambiente em que se encontra. Descrito das formas mais variadas — um par de meia sujas, comida podre, chulé e vômito —, o consenso é geral: o odor é simplesmente ruim.
Durian: a fruta com os odores mais estranhos que existe
O cheiro forte dessa fruta acabou virando uma questão pública em alguns lugares da Ásia, como na Malásia e Cingapura. Nesses locais, o consumo da durian é proibido em locais públicos e estabelecimentos fechados, como no metrô, shoppings e hotéis. É possível encontrar placas espalhadas pelas cidades avisando sobre a proibição. Caso não seja respeitado, o transgressor recebe uma multa e é expulso do local.
Apesar da peculiaridade em torno dessa fruta, ela continua a ser muito consumida. Com aparência similar à jaca, a sua casca é espinhenta, sendo difícil de manejar, e a polpa é macia e suculenta. Dizem que é possível se acostumar com o odor forte com o tempo e o sabor diferente conquista quem persiste em comer.
A durian é rica em vitaminas e minerais essenciais à saúde. Ela é uma fruta calórica e é rica em fibras que auxiliam no funcionamento regular do intestino. Além disso, por ser uma fruta tropical, é uma grande fonte de vitamina C, potássio e aminoácidos essenciais.
Durian: a fruta com os odores mais estranhos que existe