Lavar louça é uma das tarefas domésticas que as pessoas mais detestam. O problema não está nos pratos, talheres e copos. O pior mesmo é na hora de lavar panelas, travessas e assadeiras. Para você não sofrer nesse momento, o TudoGostoso vai te ensinar como lavar panela da forma certa, porque a gente tem certeza que você tem feito errado! Com essas dicas, você vai economizar em produto, água e tempo, e ainda conservar suas panelas. Confira!
Como lavar panela do jeito certo para não estragar: aprenda com o TudoGostoso!
Não coloque a panela quente na água gelada
Esse é, de longe, o maior erro que as pessoas cometem com as panelas e frigideiras na hora de lavá-las. Muita gente acredita que retirar a panela do fogo e colocá-la de molho na água assim que acaba de usar facilita a lavagem, já que a gordura não endurece e possíveis crostas não são formadas. Enquanto isso é verdade, colocar a panela quente na água gelada estraga o seu utensílio.
As suas panelas ficam bambas quando você coloca na boca do fogão? Por algum motivo o fundo sempre parece ligeiramente torto? Pois é, isso não é defeito de fábrica e muito menos algo que acontece com o tempo. A culpa para isso é o mau uso da panela. Quando ela está quente e entra em contato com a água fria, o choque térmico faz com que ela entorte, e é por isso que ela sempre fica bamba no fogão, o que apresenta um grande risco de acidentes.
A forma certa de lavar a panela quente é esperar que ela esfrie antes de usar água gelada para molhá-la. Sempre deixe em cima do fogão ou da pia para que ela esfrie naturalmente.
Não jogue água em cima da gordura
Sabe aquela panela que está muito engordurada? Nada de sair jogando água em cima antes de colocar detergente. O jeito certo para economizar produto e ter menos trabalho é adicionar o detergente direto na panela com gordura e, com a esponja o mais seca possível, esfregar bem. Pode parecer que vai dar errado, mas confia no processo! Depois que estiver bem ensaboada, enxague em água corrente. Você vai perceber como ela ficou limpa e sem gordura muito mais facilmente.
Não use o lado abrasivo da esponja
Hoje em dia, o mais comum é que as panelas que usamos em casa tenham algum revestimento, como os antiaderentes. Usar o lado abrasivo da esponja faz com que esse revestimento vá saindo ao longo do tempo, até destruir sua panela por completo. Para isso não acontecer, use sempre o lado mais macio, evitando riscos e ranhuras.
Veja mais:
A maioria faz errado: veja como lavar repolho da forma certa
Esta é a maneira correta de lavar brócolis e couve-flor, aprenda com estas dicas de especialistas