• Entrar
  • Cadastrar
Onda de calor: 7 receitas de comidas leves para montar seu cardápio nos dias quentes

Nos dias quentes, é importante priorizar alimentos leves e de fácil digestão. O TudoGostoso separou uma lista com sugestões de cardápio perfeito para a temporada de calor do café da manhã até o jantar. 

Confira nossa seleção de refeições para os dias de calor. (créditos: Shutterstock) 

Dias quentes pedem refeições leves e refrescantes. Devido às altas temperaturas, o nosso organismo diminui a produção de energia, já que quase não há troca de calor do corpo com o ambiente. Por isso, nossa alimentação precisa ser bem menos calórica. O ideal é optar por comidas frescas e nutritivas, como saladas, frutas, verduras e fontes de proteínas magras. Pensando na onda de calor que deve chegar ao país nos próximos dias, o TudoGostoso separou 6 receitas nutritivas do café da manhã até o jantar para você enfrentar o calor com mais conforto e saúde.

Por que sentimos menos fome no calor?

O nosso organismo tem a capacidade de adaptar o metabolismo de acordo com as condições climáticas. Por exemplo, é comum sentir mais fome nos dias frios devido a demanda de energia para manter a temperatura corporal em equilíbrio. No calor, acontece exatamente o contrário. Como o organismo queima menos calorias, é natural que o nosso apetite diminua nos dias quentes.

Por outro lado, o efeito inibidor da fome não pode ser uma desculpa para comer menos no calor. O jejum prolongado não é saudável para o corpo e pode causar problemas sérios como desmaios, queda de pressão e até mesmo quadros de hipoglicemia. O recomendável, nessa situação, é comer alimentos mais leves e nutritivos.

Receita para os dias quentes do café da manhã até o jantar

Sanduíche no pão integral e suco de frutas

Sanduíche de pão integral para o café da manhã para os dias de calor. (créditos: Shutterstock) 

O sanduíche de pão integral é uma ótima opção para começar os dias quentes. O prato é leve, saboroso e tem baixo valor calórico. Prático e versátil, ele permite diversas combinações e recheios. Você pode prepará-lo como um misto quente tradicional ou comer junto com um patê de atum ou creme de ricota. Para deixar o café da manhã ainda mais gostoso e reforçado, um suco de fruta bem gelado para dar aquela hidratada.

Receita de sanduíche com pão integral

Castanha crocantes

Castanhas crocantes deliciosas para beliscar entre as refeições. (créditos: TudoGostoso) 

Do café da manhã até o almoço sempre rola aquela fome. Nesse período do dia, o ideal é comer um petisco que promova a sensação de saciedade, mas que não te deixe sem apetite na hora de almoçar. Nesse caso, a nossa sugestão é uma receita de castanhas crocantes. Além de serem deliciosas, elas são nutritivas e ajudam a repor sais minerais que foram eliminados com o suor.

Receita de castanha crocante

Frango grelhado

Frango grelhado é uma refeição leve e saborosa para o almoço. (créditos: Shutterstock) 

O frango é uma boa fonte de proteína magra. Por isso, nossa dica para o almoço nos dias de calor é um frango grelhado acompanhado de salada verde. Esse tipo de preparo torna a refeição mais leve e saudável, pois é uma forma de reduzir a ingestão de gordura. Além disso, o grill realça o sabor da carne e retém boa parte dos seus nutrientes, já que ela não tem contato com a água.

Receita de filé de frango grelhado

Salada de frutas

salada de frutas como sobremesa depois do almoço. (créditos: Shutterstock) 

Para a sobremesa nos dias quentes, nossa sugestão é apostar em uma deliciosa salada de frutas. A receita é uma opção saudável para saciar a vontade de comer doces depois do almoço. Ela também auxilia na hidratação, já que a maioria das frutas são ricas em água.

Receita de salada de frutas

Bolo de laranja

Bolo de laranja combina com um lanche para refrescar a tarde. (créditos: Shutterstock) 

O bolo de laranja é uma excelente escolha para lanche da tarde. Prático e fácil de fazer, ele pode ser feito no liquidificador e fica pronto em menos de 1 hora. Você ainda pode incrementar a receita adicionando uma cobertura açucarada.

Receita de bolo de laranja

Poke de filé de salmão

Poke de salmão com atum para finalizar o dia da melhor forma. (créditos: Shutterstock)

Para finalizar o dia, nada melhor do que um jantar leve e saboroso. Por isso, nossa última sugestão é um poke de salmão e atum. O prato surgiu em uma comunidade de pescadores do Havaí e consiste em uma tigela de arroz acompanhada de uma mistura de vegetais e peixe cortado em cubos.

Receita de poke com salmão e atum

Saladas de folhas

Saladas de folhas (créditos: Shutterstock) 

Saladas de folhas também são ótimas opções de jantar para os dias de calor. Elas são leves, nutritivas e ainda auxiliam na hidratação do corpo, já que boa parte das verduras são ricas em água. Você também pode adicionar ao preparo legumes como tomate, abobrinha e pepino para deixar a salada ainda mais saborosa e saudável.

Receita de salada de folhas

Sucos naturais e água não podem faltar nos dias de calor

Por causa do suor, nosso corpo perde muita água e sais minerais. Por isso, é muito importante se manter hidratado nos dias de calor. O ideal é beber, pelo menos, 2 litros de água por dia, quantidade que pode variar de acordo com o peso de cada pessoa.

Além de água, você também pode se hidratar por meio de sucos naturais, chás, água de coco e frutas. Já as bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, pois o álcool favorece a desidratação. Portanto, se for beber nos dias de calor, evite excessos e procure revezar com outras bebidas não alcoólicas.

Veja também:

Confira 7 dicas para comer mais frutas
Alimentos para o verão: veja o que consumir nos dias quentes
5 alimentos que ajudam na hidratação do corpo

Temas relacionados