
Veja o que fazer para não passar mal durante onda de calor que chega ao Brasil a partir de 12 de fevereiro (Créditos: Canva)
Que o calor está insuportável, todo brasileiro já sabe. Porém, de acordo com a Meteorologia, a situação só vai piorar com a nova onda de calor que atinge o Brasil a partir de hoje, quarta-feira (12), nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. De acordo com dados do Climatempo, a temperatura pode atingir os 40º C em diversas cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piaui. Demais estados também serão afetados.
A preocupação também está em relação à sensação térmica. Na prática, é como sentimos o calor. Segundo projeções da tabela de Climatologia Aplicada da Universidade São Paulo (USP), a sensação térmica pode chegar aos 70º C em algumas capitais do país, embora as chances sejam baixas. Porém, vale ressaltar que o Rio de Janeiro já registrou sensação térmica de 62,3º C em março de 2024.
Como funciona a sensação térmica?
A sensação térmica não é influenciada somente pela temperatura, mas também pela umidade relativa do ar. Na tabela da USP, é possível ver a temperatura em célsius à esquerda e a umidade na parte superior. Quanto mais alta a temperatura e a umidade, maior é a sensação de calor. Por exemplo, se o termômetro bate 40º C e a umidade relativa do ar é de 60%, a sensação térmica é de 59º C, o que já é muito insuportável.
Ainda segundo dados do Climatempo, a previsão é de 39º C nos termômetros em Porto Alegre, com picos de umidade que podem bater 95%. Ao analisar a tabela, é possível notar que essa combinação pode causar a sensação térmica de 70º C.
Como sobreviver à intensa onda de calor em fevereiro de 2025?
Com o país registrando temperaturas acima da média neste verão, é necessário tomar precauções para poder enfrentar a onda de calor sem passar mal. Por isso, algumas dicas são essenciais:
- Use e abuse do gelo e da água gelada: por incrível que pareça, essa dica não se aplica somente para preparar bebidas refrescantes, mas também para colocar em recipientes atrás do ventilador, por exemplo, para ajudar a refrescar o ambiente se você não tiver ar-condicionado em casa. A água gelada pode ser aproveitada para tomar duchas rápidas e refrescantes ao longo do dia, ou, caso você não esteja em casa, para refrescar braços, pescoço e rosto.
- Evite sair de casa: se possível, evite sair de casa e se expor aos raios solares durante esse período, para não aumentar as chances de insolação.
- Beba bastante água: é indispensável se manter bastante hidratado durante esses dias, fazendo uso da água gelada e de bebidas como chás gelados e sucos.
- Faça refeições leves: evite comidas muito gordurosas e condimentadas, que demandam mais energia do corpo para digerir. Alguns alimentos, como gengibre e pimenta, devem ser evitados por serem termogênicos e elevar a temperatura interna do corpo.
- Cuidado com a alimentação na rua: fique atento ao que você compra para comer na rua; evite alimentos com maionese e ovo, assim como frutos do mar, que são muito sensíveis ao calor.
- Use roupas finas e frescas: deixe as peças de roupa pesada para outro dia; durante a onda de calor, dê preferência para tecidos mais frescos e use roupas leves se a sua rotina permitir.
- Não esqueça do protetor solar: usar o protetor solar é indispensável durante essa época do ano, mesmo que você ache que não corre risco porque está “coberto” com a roupa. Também não esqueça de passar no rosto.
Caso comece a passar mal, procure uma unidade de saúde imediatamente.
Veja mais:
4 formas de proteger seu jardim em uma onda de calor (e o que evitar fazer!)
Sorvete de dois ingredientes pouco calórico que você pode comer todos os dias e é perfeito pra essa onda de calor!