
O que fazer para proteger o seu jardim quando surge uma nova onda de calor? Essa é a dúvida de muita gente que dedica o seu tempo cultivando plantas e buscando dicas de cuidados para mantê-las saudáveis.
O último desejo é que as plantas murchem e fiquem queimadas devido ao aumento das temperaturas. Mas existem alguns truques para proteger e até preparar as plantas para dias de temperaturas extremas.
Dentro de casa, por exemplo, existem algumas opções de plantas que até resfriam o ambiente. Mas se você deseja evitar que o seu jardim esteja em risco veja algumas dicas preciosas.
O que fazer para proteger as plantas em uma onda de calor
Para evitar que as plantas do seu jardim murchem ou não sobrevivam aos altos impactos das ondas de calor, algumas ações podem ser feitas antes do início do clima quente.
O ideal é acompahar a previsão do tempo para poder agir com antecedência. Veja algumas dicas importantes.
1. Cuidado com a rega:
Neste caso, é importante ter atenção em como e quando você rega as plantas. Esses detalhes fazem toda a diferença para manter as plantas saudáveis no clima quente.
Opte por regar na noite anterior ou na manhã do dia quente, no entanto, lembre de regar as plantas antes que a temperatura comece a subir.
- Regar à noite. Regar adequadamente permite que a água penetre no solo, mantendo-o úmido durante o calor, mas essa prática pode aumentar o risco de oídio (doença fúngica) se a água atingir as folhas e o caule das plantas;
- Rega pela manhã. É importante regar cedo, antes do calor e do sol pleno, para evitar que a água seque rapidamente e que a planta sofra com a combinação de calor e umidade;
- Como você rega. A água deve ser direcionada à base da planta para atingir as raízes, pois a rega profunda estimula as raízes a se aprofundarem no solo, garantindo acesso a mais água e nutrientes;
- Plantas em vasos. Neste caso, é possível que precise regá-las com mais frequência, mas verifique se a polegada superior do solo está seca com o dedo para evitar o excesso de água.
"As plantas em vasos provavelmente precisarão ser regadas até duas vezes por dia durante uma onda de calor, mas siga a dica da própria planta e veja se ela está murchando e parecendo sedenta. Assim como você não quer que ela fique ressecada, também não deve regá-la em excesso", disse Rachel Crow, especialista em jardinagem, à Nine.
2. Atenção à sombra:
Colocar as plantas em ambientes com sombra ajuda a protegê-las dos raios solares. Como essa ação, você evita que elas queimem e murchem.
Isso é possível de resolver com mais facilidade quando se tratam de plantas de vaso, especialmente se você tiver um transportador de vasos.
Para canteiros de jardim onde não haja sombra ou vasos pesados, o ideal é que você mesmo crie a sombra, seja com uma tela de sombra, um guarda-sol ou até coberturas de sombra feitas sob medida.
3. Cobertura com palha:
A cobertura morta é sempre benéfica para as plantas, principalmente em uma onda de calor, que ajuda as plantas a reter a umidade. A camada de cobertura vegetal que cobre o solo também ajuda a manter as raízes frescas.
Mas prefira colocar essa cobertura vegetal ao redor da planta depois de regar bem, antes de começar a ficar quente.
Essa cobertura também ajuda a suprimir o crescimento de ervas daninhas, evitando assim mais concorrentes para roubar a água de suas plantas.
4. Tipo de vaso:
Vasos de terracota, embora bonitos, podem ser problemáticos em climas quentes, pois são porosos e a água evapora rapidamente através deles. Isso ajuda a evitar o apodrecimento das raízes, mas em climas quentes pode secar a água muito rápido.
Para evitar isso, pode-se vedar os vasos com um selante ou optar por outro tipo de vaso. Vasos pretos, por absorverem calor, podem estressar as plantas mais rapidamente.
Já vasos de cores claras, como o branco, refletem a luz solar e permanecem mais frescos em climas quentes.
Coisas que devem ser evitadas em ondas de calor
Quando uma onda de calor se aproxima, é recomendado adiar certas tarefas no jardim. Veja alguns exemplos do que não deve ser feito:
- Fertilizar durante o calor pode causar danos às plantas, como folhas queimadas, pois elas estão mais focadas em se manter hidratadas do que em absorver nutrientes. Espere o calor diminuir para fertilizar, permitindo que a planta se recupere primeiro;
- Evite o replantio nos dias quentes, pois o estresse do clima quente pode agravar o impacto da mudança de vaso. Prefira um dia mais ameno para permitir que a planta se aclimate sem estresse adicional.
Veja mais!
Evite plantar essas 5 árvores no seu jardim, elas podem elevar o piso da sua casa
Planta que nasce na calçada de casa pode mudar a vida da sua família e você só precisa de 1 folha