• Entrar
  • Cadastrar
Tem um verão na primavera e esse é o segredo para manter a energia nos dias quentes
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Veja o que você deve fazer durante as ondas de calor para garantir energia para enfrentar as altas temperaturas

Tem um verão na primavera e esse é o segredo para manter a energia nos dias quentes

Siga essa dica para você ter mais energia durante os dias quentes (Créditos: Canva)

O inverno já acabou e chegou a primavera, mas a verdade é que parece muito mais verão com as altas temperaturas que atingem diversos estados brasileiros. Já estamos na oitava onda de calor e os termômetros já estão marcando mais de 34º C em diversas capitais. Além do calor, a seca histórica também deve ser levada em consideração na hora de se alimentar e se hidratar no dia a dia. Pensando nisso, o TudoGostoso vai te dar o segredo para ter energia nos dias quentes, confira!

Segredo para manter a energia durante os dias quentes

Uma das primeiras coisas que pensamos quando estamos falando de hábitos para ter energia durante o calor é beber bastante água. No entanto, o consumo de água nas quantidades certas deve ser feito em qualquer época do ano. Durante os dias mais quentes e secos, você deve tentar aumentar a ingestão de líquidos para garantir mais hidratação para o seu corpo.

Invista em alimentos ricos em água

Quando falamos em manter-se hidratado, muita gente acredita que estamos falando apenas do consumo de água e outros líquidos como isotônicos, chás gelados, água de coco e sucos.

Contudo, quando o tempo está muito quente, você deve investir em frutas, legumes e verduras ricos em água. Nesses dias, é comum ter perda de apetite, então você pode comer alimentos mais leves, mas que são ricos em água e fibras, como é o caso da melancia, do abacaxi, do melão, do pepino e da abobrinha.

Segundo o nutricionista Thiago Cunha em entrevista para o Estado de Minas, “no calor, devemos abusar dos alimentos com boa quantidade de líquidos e, por outro lado, evitar o consumo de alimentos pesados e gordurosos. As frutas são grandes aliadas nesses dias, como por exemplo aquelas ricas em água como a melancia, abacaxi, laranja, melão e tangerina", explica o especialista em performance, emagrecimento e longevidade.

Ele também reitera a importância de uma alimentação balanceada para garantir as vitaminas essenciais para o corpo conseguir ter energia para realizar as tarefas diárias. É essencial estar atento para qualquer sintoma que possa indicar desidratação, como mal-estar, sonolência, pele ressecada, boca seca, dores de cabeça e fraqueza.

Por que não usar apenas água para hidratação?

Muitas pessoas podem achar que beber apenas água para se manter hidratado em vez de investir em alimentos ricos em líquido é o suficiente, mas você sabia que quando suamos, nós estamos perdendo mais do que só água? Pois é! Para repor esses sais minerais, é essencial manter uma boa alimentação e, se possível, aumentar o consumo de bebidas como água de coco.

Veja mais:

Não tem calor que me faça ficar sem café, essa é a melhor receita geladinha para fazer em casa nos dias quentes
Conta de luz mais cara em outubro: como economizar com ar-condicionado sem sofrer com calor? Essas dicas vão salvar o seu bolso!

Temas relacionados