
Algumas soluções mais econômicas podem ajudar a aliviar o calor dentro de casa (Fotos: Canva; destaque: Shutterstock)
As ondas de calor que afetam alguns estados no país têm deixado até os mais apaixonados pelo verão apreensivos. Manter o ar-condicionado ligado por muito tempo pesa no bolso e o que resta é buscar soluções que ajudem a amenizar as altas temperaturas em casa.
Se já está na hora de dar um tempo no ar-condicionado para economizar no gasto de energia, veja algumas dicas que podem te ajudar a amenizar o calorão sem gastar muito.
5 dicas eficientes para amenizar o calor dentro de casa
Veja como driblar as altas temperaturas e aliviar os impactos da sensação de calor dentro de casa com algumas soluções simples.
1. Toalha úmida em frente ao ventilador:
Você já deve ter ouvido falar nessa técnica, mas provalmente nunca considerou testá-la em casa? Essa é uma boa oportunidade.
Basta molhar bem uma toalha com água fria e pendurá-la em um cadeira à frente do ventilador (lembre de espremer bem antes para evitar o respingo de água no piso).
O aparelho irá direcionar o ar através da toalha e este sairá mais fresco, graças à evaporação da água, conforme explica a arquiteto especializado nos livros interiores. Este truque cria um efeito de resfriamento por.
2. Troque ou guarde tapetes e cortinas:
Os tecidos dos tapetes e cortinas da sua casa podem aliviar bastante a temperatura do ambiente. Os tecidos mais leves, com fibras naturais ou cordas náuticas, no caso de tapetes, são melhores opções.
Já se a sua casa tiver piso frio, apenas guarde o tapete e opte pelo contato direto com o chão, que ajudará a resfriar o corpo.
Substitua as cortinas pesadas por tecidos mais leves, permitindo a entrada da luz externa, sem que o calor dos raios solares aqueça o ambiente.
3. Espalhe plantas pela casa:
As plantas ajudam a resfriar o ambiente. Encher a casa de verde vai contribuir para aumentar a umidade e dar uma sensação de frescor. Algumas especies, como samambaias, palmeiras e azaleias refrescam o ar. Se a sua casa não tem área externa, opte por jardins verticais, utilize vasos e pendure as plantas.
4. Posicione o ventilador corretamente:
Existe uma técnica no uso do ventilador que é mais eficiente para resfriar a casa. Com o posicionamento inteligente, você notará a diferença em relação ao uso direcionado para você.
- Como posicionar o ventilador à noite: coloque o ventilador próximo às janelas abertas, de forma que ele puxe o ar fresco de fora e traga para dentro;
- Como posicionar o ventilador de dia: direcione o equipamento para a janela, para expelir o ar quente;
- Dois ventiladores simultaneamente: se tiver dois ventiladores em casa, coloque um próximo à janela, trazendo o ar de fora para dentro, e o outro em um ponto mais alto na mesma janela para expelir o ar quente de dentro para fora. Esse método possibilita uma troca de ar mais eficiente.
5. Opte por aparelhos mais econômicos que ar-condicionado:
Você pode optar por aparelhos mais econômicos do que ar-condicionado, como o climatizador de ar, recomendado para climas secos, ou o circulador de ar, que movimenta o ar de forma mais uniforme em comparação aos ventiladores convencionais.
Veja mais!
Tá calor, tá quente: veja os cuidados que você deve ter com a alimentação no final de semana de altas temperaturas
Poucos sabem, mas é por isso que a OMS diz para não usar ventilador quando está muito quente