
Por que não se deve usar ventilador no calor extremo? (Créditos: Shutterstock)
O ventilador é um verdadeiro salva-vidas para muitas pessoas nos dias de calor, principalmente para quem não tem ar-condicionado. No entanto, cientistas alertam que o ventilador não deve ser usado em caso de calor extremo, como tem sido feito no Brasil nas últimas semanas. Pois é, parece contraproducente, mas é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde.
Por que não usar ventilador quando está muito quente?
Segundo a OMS, deve-se evitar o uso de ventilador quando a temperatura passa de 40º C e o clima está seco. Dentro dessas condições, o ventilador pode piorar a sensação térmica de calor em vez de refrescar o corpo humano, aumentando o estresse cardíaco, principalmente em idosos.
De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas das universidades de Sydney e Ottawa observou que ocorre uma redução de 31% no estresse cardíaco em idosos quando é utilizado o ventilador em um local quente e úmido, com 38º C e 60% de umidade. Esse número aumenta para 55% quando os indivíduos são borrifados com água. Quando foi a vez de analisar o que acontece em um local quente e seco, cerca de 45º C e 15% umidade, o estudo precisou ser interrompido por gerar um estresse térmico muito grande.
O estresse térmico pode ter consequências bem sérias, como desmaio, confusão mental, perda de agilidade e até mesmo morte.
Por que sentimos mais calor usando ventilador com o clima seco?
Mas por que sentimos mais calor nessas condições? É simples: o corpo humano é resfriado através da evaporação do suor, sendo ele que ajuda a controlar a nossa temperatura interna. Quando estamos em um local quente e úmido, o ventilador ajuda nesse processo de evaporação.
No entanto, o suor seca muito rápido quando estamos em um ambiente seco, o que dificulta o resfriamento do corpo. Ao utilizar o ventilador, ele só vai circular o ar quente por cima do corpo e aumentar a sensação de abafado terrível. Nesse caso, o melhor a se fazer é beber bastante água e até mesmo usar um borrifador para ajudar no resfriamento do corpo.
Uma boa notícia é que o Brasil tende a ser um país com clima quente e úmido, fazendo com que o perigo seja menor por aqui. Porém, é importante estar atento às condições climáticas na sua região, especialmente se você é idoso ou mora com idosos.
Veja mais:
Sou nutricionista esportiva e garanto sobre hidratação nesse calor: "Até abril a gente precisa da utilização de alguns eletrólitos"