
Esse mingau rico em fibras e outros nutrientes vai cuidar do seu intestino e ainda deixar você bem saciado ao longo do dia (Créditos: Shutterstock)
Um intestino regulado faz maravilhas para o seu corpo. Não é só para evitar problemas como constipação ou diarreia. O sistema digestivo é responsável por absorver os nutrientes e “filtrar” os resíduos, controlando a absorção de açúcar e de gordura pelo corpo, por exemplo. Por causa disso, apostar em alimentos que ajudam no funcionamento do intestino evita sensação de mal estar, auxilia no controle da diabetes e pode até ser aliado da perda de peso.
A melhor maneira de cuidar do intestino não é nenhum segredo. Primeiramente é necessário evitar os piores alimentos para o intestino, tipicamente os mais açucarados e industrializados. Segundamente, vale investir em alimentos ricos em fibras e que fazem bem para esse precioso sistema do corpo, como a poderosa aveia. Veja no TudoGostoso como fazer um mingau incrível para o intestino usando aveia, sem açúcar e sem lactose e que ainda fica delicioso!
Como fazer o mingau de aveia para o intestino
Esse mingau ajuda na digestão não só por causa da aveia, mas por todos os ingredientes que têm um papel na saúde do corpo. É também uma receita que dá bastante saciedade, ótimo para quem ajudar a comer menos e perder peso, se for esse seu objetivo.
Ingredientes
- 1 xícara de aveia em flocos
- 1 xícara de leite de coco ou amêndoas
- 2 colheres (sobremesa) de coco ralado
- 1 colher (sobremesa) de canela em pó
Modo de preparo
- Coloque a aveia em flocos em uma tigela e acrescente a canela em pó. Mexa de leve com uma espátula para espalhar. A canela é essencial para dar sabor ao mingau sem precisar adoçar e ainda tem função anti-inflamatória que auxilia na saúde intestinal.
- Acrescente o coco ralado, do tipo mais fino de preferência, e misture junto. O coco também dá sabor e é uma fonte de gorduras saudáveis que facilitam a digestão.
- Em seguida, aqueça o leite de coco (ou outro leite vegetal de sua preferência), despeje por cima da aveia e misture até que os grãos de aveia absorvam bem o líquido até ficar bem cremoso. Faça bem aos poucos para controlar a consistência. Você também pode botar mais leite se gostar dele bem molhadinho. Como já vai leite quente, você não precisa cozinhar o mingau depois.
- Depois é só passar para os potes nas porções que quiser. Essa receita rende de 2 a 3 porções que você pode comer morno ou então deixar gelar da noite para o dia ao estilo de um mingau overnight.
- Na hora de comer, pode finalizar o seu mingau de aveia cobrindo com amêndoas torradas e picadas, ricas em fibras e óleos naturais que são ótimos para o intestino, com fatias de banana conhecidas pela riqueza em fibras e prebióticos, ou só com mais um pouco de canela em pó. Se você consome whey protein, também pode adicionar uma ou duas colheres para ficar mais proteico.
Veja mais:
Farinha, farelo ou flocos: aveia não é tudo igual e um nutricionista explica a diferença e revela qual tem mais fibras
Esses dois tão na moda e são aliados: como o óleo de coco ajuda o intestino; entenda benefícios
Overnight oats do TikTok: como fazer o iogurte com aveia para seu próximo café da manhã