Se você é praticante de corrida, sabe muito bem que abastecer o seu corpo adequadamente antes do treino pode ajudar a minimizar a fadiga e acelerar a recuperação.
No entanto, ao fazer escolhas erradas ou simplesmente não comer nada antes da corrida pode causar cólicas estomacais ou prejudicar o seu rendimento quando os níveis de energia caem.
Por este motivo, você deve apostar nos alimentos que darão um melhor apoio à sua corrida e evitar aqueles que podem prejudicar o seu rendimento. Porém, também é fundamental administrar os horários de lanches e refeições antes do treino. Confira as recomendações!
É realmente necessário fazer uma refeição antes de correr?
A necessidade de uma refeição pré-corrida depende de como você se sente antes da corrida, da última vez que comeu e da duração e intensidade da corrida que planeja fazer, como aponta a dietista Lauren Panoff, em um artigo para o Verywell Health.
Para corridas mais curtas: para corridas que duram até uma hora, a especialistas afirma que uma refeição completa talvez não seja necessária. Um glicogênio (açúcar) pode ser uma boa opção.
"Por exemplo, algumas pessoas gostam de acordar cedo e sair para uma corrida de 20 minutos. Elas se sentem melhor sem fazer uma refeição antes", afirma.
Para corridas mais longas ou mais intensas: se você estiver fazendo trabalho de velocidade ou subidas, uma refeição equilibrada com antecedência pode ajudar a manter os níveis de energia e melhorar o desempenho.
"É melhor planejar o abastecimento para as corridas mais longas com uma refeição de 1 a 3 horas antes da corrida para garantir a digestão adequada", alerta.
Que tipo de lanche é melhor fazer antes da corrida?
Comer alguns alimentos antes da corrida pode contribuir para manter os níveis de energia durante o treino e evitar tremores e fome durante o trajeto. Fazer uma refeição completa pode ser um exagero para quem pratica corridas mais curtas ou menos intensa.
Um lanche mais leve, de forma que abasteça o corpo rapidamente, é o ideal. Opções ricas em carboidratos de fácil digestão com uma pequena quantidade de proteína e/ou gordura saudável para estabilizar os níveis de açúcar no sangue são boas apostas. Veja algumas ideias de lanches:
- Metade de uma banana com metade de uma barra de cereais;
- Um punhado de frutas secas e nozes;
- Um pedaço de torrada integral com geleia;
- Uma ou duas tâmaras sem caroço recheadas com manteiga de nozes;
- Algumas bolachas com queijo;
- Fatias de maçã com uma colher de manteiga de amêndoas;
- Um copo pequeno de iogurte grego com um punhado de pretzels
Esses são os alimentos que devem ser evitados antes da corrida
O recomendado é evitar alimentos que possam causar problemas digestivos e desconforto. É mais provável que isso aconteça na ingestão de alimentos com alto teor de gordura e fibras ou grandes refeições. Veja algumas opções que devem ser evitadas:
-
Alimentos com alto teor de gordura: frituras e molhos cremosos podem retardar a digestão e causar distúrbios estomacais;
-
Alimentos ricos em fibras: feijões, vegetais crucíferos e grãos integrais podem causar gases e inchaço;
-
Produtos lácteos: podem causar dor de estômago, principalmente em pessoas com intolerância à lactose;
-
Lanches e bebidas açucaradas: ainda que forneçam um rápido aumento de energia, eles também podem provocar uma rápida queda no nível de açúcar no sangue e na energia;
- Alimentos picantes: podem provocar azia ou indigestão em algumas pessoas;
Quanto tempo devo esperar para correr depois de comer
É muito importante esperar um período entre comer e correr, assim o seu corpo terá tempo suficiente para digerir o alimento, reduzindo o risco de cólicas estomacais, náuseas, gases ou inchaço durante a corrida. O intervalo necessário dependerá do quanto você comeu.
Após uma refeição completa: o indicado é correr de 1 a 3 horas após a refeição;
Depois de um lanche leve: espere pelo menos 30 minutos.
Quais alimentos funcionam melhor para você
O que funciona para a sua companhia de corrida pode não ter o mesmo efeito para você. O sistema digestivo e as necessidades energéticas de cada corredor são únicos.
Faça alguns testes antes. O passo inicial é introduzir diferentes tipos de carboidratos, proteínas e gorduras em sua dieta e observar como o seu corpo reage.
Desta forma, será possível descobrir quais alimentos afetam seu corpo, sua energia e seu desempenho positivamente e negativamente, te ajudando a definir as melhores - e piores - escolhas alimentares para apoiar suas corridas.
Veja mais!
Para que serve o gel de carboidrato usado por corredores e ciclistas e saiba o momento exato de tomar durante o treino para usufruir os benefícios
Harvard: saiba quanto uma pessoa precisa caminhar todos os dias para reduzir o nível de açúcar no corpo