• Entrar
  • Cadastrar
Para que serve o gel de carboidrato usado por corredores e ciclistas e saiba o momento exato de tomar durante o treino para usufruir os benefícios

A principal função deste suplemento é fornecer energia rápida ao corpo!

Para que serve o gel de carboidrato usado por corredores e ciclistas e saiba o momento exato de tomar durante o treino para usufruir os benefícios

Saiba quando usar o gel e qual a quantidade indicada (Crédito: Shutterstock)

Os carboidratos são uma das principais fontes de energia para o nosso corpo e, por isso, são tão importantes para quem pratica esportes, como corrida, ciclismo e natação. Eles são metabolizados no corpo como glicogênio muscular, usado durante os exercícios como combustível.

Uma boa alimentação, equilibrada e variada, normalmente é suficiente para a ingestão das quantidades adequadas de carboidratos. Porém, atletas de endurance, ou seja, que praticam atividades aeróbicas por longos períodos de tempo, precisam de mais desse nutriente para continuarem a ter rendimento.

É aí que entram os geis de carboidrato! Vem com a gente que vamos explicar como ele funciona, como usar e para que serve durante o exercício!

Para que serve o gel de carboidrato?

Como vimos, os carboidratos são usados como combustível dos músculos, principalmente durante os exercícios. O problema é que quem pratica atividades de longa duração, como maratonas, que podem passar de 4 horas, podem esgotar seus estoques de glicogênio do corpo.

Nessas condições é difícil parar para se alimentar e comer um prato de macarronada no meio da corrida não é opção. A solução? O gel de carboidrato, que nada mais é que um suplemento feito com carboidratos de rápida absorção.

“O propósito deles é exatamente esse, ser uma fonte rápida de energia por ser composto por carboidratos simples, como glicose, frutose ou maltodextrina. Eles são absorvidos rapidamente pelo corpo e proporcionam uma rápida liberação dessa glicose no sangue, que fornece energia imediata”, fala a nutricionista Thays Pomini.

“Eles também têm a função de evitar a hipoglicemia, já que as reservas de glicogênio vão se esgotando ao longo das provas, o que leva ao cansaço e diminui o desempenho. Então, o gel de carboidrato ajuda a manter esse nível de glicose no sangue para manter a energia durante toda a prova”, continua.

Eles vêm em sachês fáceis de carregar no bolso ou na pochete e são muito úteis em exercícios, já que basta abrir o pacotinho e tomar junto com água. Sua ação é rápida e logo vem a sensação de mais energia para continuar a ter desempenho.

Quando usar o gel de carboidrato?

Geis de carboidratos são recomendados para práticas esportivas de longa duração, como corridas longas, provas de ciclismo, maratonas aquáticas e até jogos de futebol. A recomendação é sempre tomá-los com água, para facilitar a absorção.

“O ideal é que, em uma corrida longa, a pessoa use de 30 a 60 gramas de carboidrato por hora de prova, mas como os géis de carboidrato vêm numa dosagem de média 30 gramas, então, na prática, a gente acaba colocando um gel a cada 50 minutos mais ou menos”, explica a nutricionista.

“Tem atleta também que costuma usar um gel antes do exercício, imediatamente antes do início da prova, para garantir o nível de glicose no sangue”, completa.

Vale destacar novamente que o gel deve ser usado em exercícios de longa duração. Se você treina por pouco tempo, até no máximo 1h30min, não precisa deles, pois apenas os seus estoques de glicogênio serão suficientes.

Dá para substituir o gel?

Algumas opções podem ser usadas para substituir os géis de carboidrato. Apesar de eles serem mais fáceis de carregar e de consumir durante os treinos, muita gente ainda prefere opções menos industrializadas, por exemplo:

Esses são alimentos ricos em açúcar de rápida absorção, sem fibras, também podendo ser usados durante os exercícios longos. Vale testar para ver qual opção é melhor para você, além de consultar um nutricionista, ok?

Temas relacionados