Uma das melhores alternativas de sobremesa simples e rápida é a gelatina. Muito fácil de fazer, até quem não tem muita intimidade com a cozinha pode preparar. Além disso, é uma ótima opção para guardar em potinhos e comer quando bate a vontade de um docinho. Mas, para algumas pessoas, ela pode ser um pouco sem graça. A solução desse problema está em uma receita bem antiga, os mosaicos de gelatina. Quer descobrir como fazer gelatina colorida, docinha e gostosa para crianças e adultos? Continue lendo!
Veja os truques uma receita de gelatina colorida em mosaico perfeita
O segredo de como fazer gelatina colorida em um mosaico perfeito
Os sabores de gelatina são muitos e podem agradar a todos os paladares, mas o que você acha de misturar todos em uma só sobremesa? O mosaico de gelatina é uma receita supergostosa, fica mesmo uma delícia, mas além disso é bem bonita e pode contribuir para a beleza da sua mesa de Natal, do almoço em família ou até aquela festa de aniversário infantil.
Para essa receita de gelatina colorida perfeita, o segredo é pensar em três etapas: preparar, montar e desenformar. É simples, mas com as nossas dicas pode ficar ainda mais fácil. Vamos lá?
Passo 1: Preparar
O primeiro passo para o mosaico de gelatina colorida não é muito diferente do normal. Basta fazer diversos sabores diferentes separadamente. Para dar certo a gelatina precisa ficar mais durinha, então faça com uma proporção um pouco menor de água. Deixar gelar um pouquinho mais, mas com cuidado para não congelar, também ajuda.
O ideal é escolher as de cores diferentes, para o resultado final ficar mais interessante. Comece com no mínimo 3 variedades. Um ponto de atenção é que quanto mais sabores e cores, maior vai precisar ser a forma usada na montagem e mais porções vai render sua receita.
Passo 2: Montar
Depois de geladas e durinhas, hora de começar a montar o mosaico. Essa é uma receita de gelatina colorida com creme de leite. Ele ajuda a conseguir uma consistência cremosa, importantíssima para dar a textura necessária e organizar os bloquinhos de cor no seu lugar.
Dissolva um pacote de gelatina incolor ou de cor bem clarinha - como a de abacaxi - com aproximadamente 150 ml de água quente, misture uma caixinha do creme de leite e meia lata de leite condensado, depois bata com liquidificador ou mixer.
Enquanto essa mistura gela, corte as gelatinas que você preparou no passo anterior em cubinhos médios, unte a forma com um pouquinho de óleo ou manteiga, coloque os cubos em cores alternadas na forma e depois despeje o creme dessa etapa. Depois é só voltar para o refrigerador e esperar endurecer bem.
Passo 3: Desenformar
Para algumas pessoas, a hora de tirar receitas da forma sem quebrar e desmontar é uma grande dificuldade. Mas calma! Um segredo escondido na montagem vai facilitar muito a sua vida: você untou a forma antes de colocar os ingredientes.
Esquente um pouco de água, sem deixar ferver. Encha um refratário com essa água quente e coloque dentro a forma de sobremesa. Depois de esperar alguns segundos, tente desenformar. Se não conseguir, deixe mais um pouco até tudo soltar da forma. Vire em um prato e sirva a sobremesa bem bonita na sua mesa.
Fuja do comum com a montagem em camadas
Gelatina colorida em camadas para uma mesa ainda mais bonita
Em uma versão diferentona, você pode montar a gelatina colorida em camadas no lugar dos cubinhos. O modo de preparo das gelatinas vai depender muito do tamanho que você deseja para a sobremesa, mas normalmente usa-se a metade do conteúdo de cada caixinha só com água e a outra misturada com leite condensado.
A montagem aqui precisa ser feita colocando uma por uma, sempre respeitando um tempo para refrigeração entre elas. Alternando cores bem diferentes, com bastante cuidado para que elas não se misturem, o resultado fica muito lindo!
Gostou das dicas? Veja esse vídeo de sobremesas com gelatina para te inspirar
[embed]https://youtu.be/_3uA6_1Yw7Y[/embed]