
Créditos: Shutterstock
Sobrou pão e você não sabe o que fazerComer pão congelado em vez de fresco realmente ajuda a emagrecer? Descubra se há benefícios nessa prática
com ele? Há algumas opções disponíveis, mas certamente congelar e descongelá-lo para comê-lo em seguida certamente não é a melhor delas. Poucos sabem que esse hábito traz muitos malefícios, incluindo para a saúde. Por isso, nesta matéria, te explicamos o jeito certo de armazená-lo.
Perda de vitaminas e nutrientes
Congelar e descongelar um alimento pode mudar completamente as propriedades do pão e, consequentemente, seu valor nutricional. É possível que ele perca vitaminas, como a B, por conta da degradação pelo congelamento prologado ou até alterar a estrutura do amido, tornando-o menos digerível e útil para o seu organismo.
Mudanças no sabor e textura do pão
O descongelamento do pão também faz com que ele perca parte de sua fragrância e maciez, por mais que ele seja de uma ótima qualidade. Acontece que o alimento se desidrata ao ser descongelado, o que pode deixá-lo seco, borrachudo e menos saboroso.
Perigo de contaminação bacteriana
Além disso, pode ser que no processo de descongelar o pão, bactérias se proliferem nele. Acontece que, quando o o alimento é descongelado à temperatura ambiente, ele acaba criando uma umidade na superfície que favorece o crescimento de bactérias e bolores. E, se não for consumido rapidamente logo após ser descongelado, pode acabar estragando ainda mais rápido.
Risco de formação de substâncias tóxicas
Mais um grande perigo de comer pão descongelado é o risco de substâncias tóxicas. Afinal, esse processo químico pode acabar favorecendo a formação de compostos tóxicos. O carboximetilcelulose, que costuma ser usada em pães industriais para melhorar sua textura, por exemplo, pode ter sua estrutura química alterada e se tornar prejudicial à saúde.
Problemas na digestão
Por último, mais um possível problema causado pelo descongelamento do pão está relacionado com a dificuldade de digerir o alimento, devido a mudança na estrutura da fibra e do amido. Além de causar inchaço e uma sensação de peso, pode ser que traga problemas digestivos para quem consumí-lo.
Mas então, qual é a forma certa de armazenar o pão?
Tome cuidados com o congelamento
Caso realmente vá congelá-lo, pelo menos divida-o em porções, evitando desperdício e recongelamento; use embalagens apropriadas, como filme plástico ou sacos herméticos, a fim de protegê-lo da desidratação em exesso e formação de gelo; não descongele-o à temperatura ambiente, deixe-o na geladeira por um tempo, ou então alguns minutos no forno e; nunca o congele mais uma vez depois de já ter sido descongelado.
Guarde o pão na despensa
A melhor dica é guardar o pão na despensa. Se for uma opção artesanal sem conservantes, é só mantê-lo em um saco de papel ou caixa de pão por 2 a 3 dias
Use pão adormecido para fazer receitas
Caso ele, ainda assim, fique duro e com um aroma diferente, pode ser uma boa utilizá-lo em receitas que exigem o pão nesse estado, como croutons para sopas, farinha para empanar, panzanella, bruscheta e até rabanadas.
Veja mais
Comer pão congelado em vez de fresco realmente ajuda a emagrecer? Descubra se há benefícios nessa prática
Mantenha o seu pão longe do plástico e ele ficará fresco por mais tempo: descubra o material certo para armazenar os pães