Descongelou um alimento mas não vai mais utilizá-lo? Confira o que fazer!
Todo conhece a praticidade de congelar alimentos. Isso porque esse processo permite que lidemos com a correria do dia a dia, tornando possível deixar alimentos prontos sem que percam totalmente os seus nutrientes e sabor. E nada melhor do que agilizar tudo para utilizar apenas na hora de preparar os pratos, não é mesmo?
Porém, imagine essa situação: você tirou um alimento para descongelar e apareceu um compromisso de última hora. E agora: o que fazer com aquele ingrediente? Levar novamente ou não para o congelador?
Viemos aqui para esclarecer as coisas e acalmar seu coração! Adiantamos que as chances de um alimento estragar são muito menores quando você descongela um alimento da forma correta. Então dá uma olhada nessas dicas:
Descongelar? Só se for na geladeira
Se você tinha o hábito de tirar o alimento do congelador e deixar na pia, pode parar já! A temperatura ambiente pode se tornar um local propício para o desenvolvimento de bactérias, pois o calor é uma condição propícia para que as danadinhas se multipliquem. E ninguém quer consumir um alimento contaminado, né? Então, se for descongelar, passe do congelador para a geladeira.
Mas e aí, pode ou não pode recongelar?
Pois bem: se você realizou de forma correta o descongelamento (assim como descrito acima), você pode sim recongelar seu alimento. Entretanto, esse processo pede uma condição muito importante: você deve cozinhar o alimento antes de voltá-lo ao congelador. Ou seja, nada de retorná-lo cru ao congelador.
Isso é necessário pois a alta temperatura é capaz de matar as bactérias, enquanto as baixas temperaturas apenas bloqueiam a proliferação delas. Por isso, cozinhar é a chave para o recongelamento!
Vale ressaltar a importância de não demorar muito tempo para recongelar, ok? A demora pode fazer o alimento estragar.
Nada de descongelar os alimentos na pia em temperatura ambiente, hein?
Qual o preço que se paga pelo recongelamento?
Infelizmente (mas como já era de se esperar), esse processo acaba resultando em algumas perdas. Descongelar, cozinhar e retornar o alimento para o congelador faz com que algumas características como sabor, textura e coloração sejam comprometidas. Outro dado importante é que também ocorre a perda de alguns nutrientes.
Dessa forma, eles podem se tornar menos apetitosos. Porém, isso não é sinônimo de que não estejam próprios para consumo - a menos que estejam com um cheiro desagradável, "grudentos" ou com um aspecto ruim. Fique sempre de olho na validade, e claro, na aparência e aroma dos alimentos.
Sobre cuidados com as bactérias e temperos em carnes
Quando o assunto for carne, fique atento a alguns detalhes. Ao ser congelada, cristais de gelo são formados, e consequentemente, originam "espaços" na carne. Ao descongelar, esses espaços acabam ficando vazios, tornando-se um local interessante para a formação de bactérias e contaminação.
Por isso, procure descongelar apenas se for mesmo utilizar a carne. Caso queira congelar novamente, faça o descongelamento da forma correta: na geladeira. E no congelador, procure guardar as carnes em pequenas porções e sem que estejam dobradas. Além de ocupar menos espaço, esses detalhes ajudam a evitar a formação de cristais.
O armazenamento também é de extrema importância! Guarde sempre em um recipiente bem fechado e limpo, evitando, assim, o surgimento de bactérias.
Outra dica importante é evitar temperar as carnes ainda cruas, pois isso pode afetar o sabor, consistência e cor da carne. Sendo assim, deixe para temperá-la apenas quando for mesmo utilizar, deixando-a ainda mais saborosa e suculenta!
Congelar e descongelar alimentos de forma correta resultam em alimentos mais saborosos!