• Entrar
  • Cadastrar
'É perigoso': Nunca descongele alimentos fora da geladeira

Especialistas em culinária e nutrição explicam quais são os riscos desse hábito muito comum para a saúde

Descongelar alimentos fora da geladeira é perigoso para a saúde: descubra o motivo! (Foto: Shutterstock)

Com a rotina corrida do dia a dia, é comum esquecer de descongelar aquela comida que você havia deixado no freezer ou congelador para comer no dia seguinte. Em cima da hora, muitas pessoas acabam optando por fazer o descongelamento em temperatura ambiente, deixando-a em um pote na pia da cozinha ou mesmo de molho um recipiente com água.

No entanto, esse hábito pode ser muito mais nocivo do que você imagina. “Nunca descongele nada em temperatura ambiente, é super perigoso porque você entra naquela temperatura perigosa e ideal para a proliferação de bactérias. Então sempre descongele na geladeira”, alertou a chef Marina Linberger.

Geladeira permite que temperatura dos alimentos siga constante durante descongelamento

Especialista do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), o professor Uelinton Pinto explica que aves, carnes, ovos, frutos do mar e outros alimentos perecíveis são descongelados de forma mais saudável na geladeira pela temperatura constante do eletrodoméstico.

“Dentro do refrigerador, o alimento vai descongelar e ficar na temperatura da geladeira, que é, no máximo, 4°C ou 5° C. E nessa temperatura não há multiplicação dos patógenos e nem produção de toxinas”, detalhou.

Um cuidado importante neste hábito é evitar que a água ou qualquer líquido que o alimento possa soltar não caia sobre os alimentos que já estão na geladeira. Por isso, utilize recipientes que controlem o gotejamento e, dessa forma, evitem a contaminação de outras preparações ou mesmo a sujeira do seu refrigerador.

Descongelar alimentos no microondas é saudável?

Outra maneira segura de descongelar alimentos é com o micro-ondas. “Alimentos descongelados no micro-ondas devem ser cozidos ou preparados imediatamente após o descongelamento”, indica o professor.

E é preciso atenção para que o alimento esteja integralmente descongelado ao ser preparado. “Quando ele for levado ao fogo, nenhum ponto deve ainda estar congelado. Porque aquele ponto, durante o cozimento, pode não atingir a temperatura de 70° C, que é necessária para eliminar Salmonella, Listeria, E. coli, e outros micro-organismos patogênicos”, finaliza o especialista.

Esses pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença na sua saúde: compartilhe esse artigo com alguém que também vai adorar saber a forma certa de descongelar os alimentos!

Veja mais:

- A maioria faz errado: veja como lavar morangos da forma certa;

- Esse é o jeito certo de preparar arroz integral: saiba o segredo para cozinhar em 10 minutos.

Temas relacionados