Presente na alimentação diária de muitas pessoas, o feijão faz parte da cultura do Brasil e é até mesmo considerado indispensável para se ter uma dieta equilibrada e saudável. Na hora de preparar essa leguminosa, existe a famosa prática de deixar os grãos de molho, em muitos casos, viram a noite para serem feitos no dia seguinte.
Esse hábito que passa de geração em geração é muito importante tanto para facilitar o preparo, deixando os grãos macios, quanto para evitar aquele desconforto abdominal e os temidos gases. No entanto, deixar o feijão de molho antes de cozinhar também é muito importante para eliminar os chamados antinutrientes. Confira a matéria completa para entender melhor!
Por que deixar o feijão de molho?
Um dos motivos pelo qual as pessoas deixam o feijão de molho antes de cozinhar é para deixar os grãos mais macios, facilitando o processo de preparo. Assim, você também consegue economizar o gás de cozinha, pois o feijão macio não vai precisar ficar tanto tempo no fogo.
O feijão é uma leguminosa que passa pelo processo de fermentação e deixá-los de molho é uma maneira de evitar que os gases presentes no grão causem aquele desconforto abdominal e a má digestão. Sabe aquele espuma branca que aparece por cima da água do feijão quando está de molho? É exatamente isso! Mas há outra razão que vai fazer você aderir essa prática de uma vez por todas: a eliminação dos chamados antinutrientes.
O que são antinutrientes?
Os antinutrientes são substâncias que podem ser encontradas em alimentos vegetais e animais. Essas substâncias interferem na forma em que nosso organismo absorve os nutrientes que ingerimos, agindo como uma espécie de bloqueador.
Dessa forma, eles podem impactar na quantidade de nutrientes que nosso organismo vai conseguir absorver. Um dos principais antinutrientes presentes no feijão, por exemplo, é o fitato, elemento que prejudica a absorção do ferro e do cálcio, minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Devo eliminar alimentos que possuam antinutrientes?
Não, apesar do nome soar um pouco ameaçador, essas substâncias não causam mal à saúde e são encontrados em alimentos vegetais e animais naturalmente. Portanto, você não terá um déficit de nutrientes em seu organismo se não deixar o seu feijão de molho, mas aderir a essa prática é uma forma de melhorar a qualidade da absorção dos componentes poderosos presentes no nosso amado feijão.
Veja mais:
Como evitar gases das leguminosas: três dicas de cozimento ao preparar grão-de-bico, feijão e lentilha
Eu não sabia que minhas saladas de leguminosas tinham uma falha. Tudo mudou desde que eu não pulei esse truque
Feijão express: aprendi como fazer um feijão muito saboroso em 30 minutos!